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    Circulação e apropriação das experiências educativas italianas em instituições particulares de educação infantil em Curitiba

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    EDUARDA APARECIDA ALVES.pdf (1.400Mb)
    1_EDUARDA APARECIDA ALVES.pdf (1.400Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Alves, Eduarda Aparecida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem como escopo investigar o processo de apropriação das experiências educacionais italianas em três instituições de educação infantil de Curitiba. Tendo como objetivo mapear como essas experiências que se mostraram presentes dentro das instituições nos últimos anos chegaram até as escolas, se aconteceu através de estudos, viagens, além de relacionar a seleção de quais influências e como elas são adaptadas a realidade das escolas curitibanas. A pesquisa empírica aconteceu através de um questionário, onde pedagogas e diretoras de três escolas centrais de Curitiba puderam compartilhar pela escrita do mesmo quais as preposições pedagógicas da escola, sobre sua fundação e como as experiências italianas se fazem presentes no cotidiano das crianças, trazendo dados concretos que puderam ser relacionados resultando em um breve levantamento de apropriação que para tanto foi pautado nos referenciais teóricos de análise os autores Bondioli; Mantovani (1995), Rinaldi (2012), Rosemberg; Campos (1994), Fortunati (2009), Edwars; Gandini; Forman (1999) que levaram ao entendimento de que as escolas se apropriam de determinadas práticas italianas, adaptam a sua realidade de forma a não tornar a escola uma cópia de Itália mas sim trazer os conceitos chaves de protagonismo, autonomia e respeito de forma a manter a práxis sempre em movimento
     
    Abstract : This research aims to investigate the process of appropriating Italian educational experiences in three early childhood education institutions in Curitiba. Aiming to map how these experiences that have been present within the institutions in recent years reached schools, if it happened through studies, travel, in addition to relating the selection of which influences and how they are adapted to the reality of Curitiba schools. The empirical research took place through a form, where pedagogues and principals from three central schools in Curitiba were able to share, by writing the same, the pedagogical prepositions of the school, about its foundation and how Italian experiences are present in the daily lives of children, bringing data concrete that could be related resulting in a brief assessment of appropriation that was based on the theoretical frameworks of analysis the authors Bondioli; Mantovani (1995), Rinaldi (2012), Rosemberg; Campos (1994), Fortunati (2009), Edwars; Gandini; Forman (1999) who led to the understanding that schools appropriate certain Italian practices, adapt their reality in a way that does not make the school a copy of Italy but rather brings the key concepts of protagonism, autonomy and respect in order to maintain a practice always on the movement
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85676
    Collections
    • Pedagogia [622]

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