dc.contributor.advisor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Noronha, Danielle Rubleski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:15:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:15:29Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85669 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra Lucimar Rosa Dias | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 39-42 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre Clima escolar e Comunicação no trabalho de pedagogas do estado do Paraná. Embora pouco discutido este tema no campo educacional sabemos que a comunicação é fundamental nas relações educacionais. A pesquisa foi qualitativa de tipo exploratória. Para a organização divulgamos por meio de redes sociais e e-mails um questionário no formulário Google docs com 20 questões objetivas e uma discursiva. Ele foi respondido por 30 pedagogas. A maioria delas atua na Rede Municipal de Curitiba. A partir da análise do material foi observado que as pedagogas concebem a Comunicação como prioridade no seu trabalho e consideram o Clima agradável na escola em que atuam. Entretanto, alguns aspectos negativos foram apontados e podem ser objeto de futuras pesquisas. Elas destacaram: a presença de fofoca no ambiente, a falta de apoio e reconhecimento dos colegas sobre seu trabalho e a relação conflituosa com a direção. Assim uma das conclusões que chegamos foi que embora considerem importante tratar do Clima escolar elas não possuem acúmulo sobre o tema e tendem a considerar quando falam sobre que não caberia a elas uma ação proativa em relação ao tema. Constatamos também que nem a formação inicial e nem a continuada no estado do Paraná incluem essas reflexões dentre os saberes necessários na organização do trabalho pedagógico realizado por elas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Clima escolar, comunicação e o trabalho do (a) pedagogo (a) em escolas estaduais do Paraná : uma investigação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |