Clima escolar, comunicação e o trabalho do (a) pedagogo (a) em escolas estaduais do Paraná : uma investigação
Resumo
Resumo : O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre Clima escolar e Comunicação no trabalho de pedagogas do estado do Paraná. Embora pouco discutido este tema no campo educacional sabemos que a comunicação é fundamental nas relações educacionais. A pesquisa foi qualitativa de tipo exploratória. Para a organização divulgamos por meio de redes sociais e e-mails um questionário no formulário Google docs com 20 questões objetivas e uma discursiva. Ele foi respondido por 30 pedagogas. A maioria delas atua na Rede Municipal de Curitiba. A partir da análise do material foi observado que as pedagogas concebem a Comunicação como prioridade no seu trabalho e consideram o Clima agradável na escola em que atuam. Entretanto, alguns aspectos negativos foram apontados e podem ser objeto de futuras pesquisas. Elas destacaram: a presença de fofoca no ambiente, a falta de apoio e reconhecimento dos colegas sobre seu trabalho e a relação conflituosa com a direção. Assim uma das conclusões que chegamos foi que embora considerem importante tratar do Clima escolar elas não possuem acúmulo sobre o tema e tendem a considerar quando falam sobre que não caberia a elas uma ação proativa em relação ao tema. Constatamos também que nem a formação inicial e nem a continuada no estado do Paraná incluem essas reflexões dentre os saberes necessários na organização do trabalho pedagógico realizado por elas
Collections
- Pedagogia [622]