Mostrar registro simples

dc.contributorPadua, Sâmara Mirela Seluschinask dept_BR
dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCavalheiro, Camilept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:47:41Z
dc.date.available2024-08-08T18:47:41Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85668
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sandra Guimarães Sagatio.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 76-79pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem a finalidade de analisar as compreensões conceituais e abordagens práticas de associação dos processos de Alfabetização – aprendizagem inicial da língua escrita –, e letramento – uso prático e social da escrita –, na atuação docente de professoras alfabetizadoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba. Para tanto, foi utilizado um encaminhamento metodológico de pesquisa – qualitativo –, na forma de uma análise bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura embasada, sobretudo, nas contribuições teóricas dos autores Soares (2016), Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012), e pela ponderação das informações extraídas do objeto desta pesquisa. Nesta etapa houve a aplicação de um questionário com um total de 11 questões para duas professoras alfabetizadoras de uma mesma escola municipal de Curitiba. O objetivo foi indagar sobre seus conhecimentos acadêmicos e práticos introduzidos no processo de ensino da língua escrita. A coleta dos dados obtidos pelo questionário, vinculados a síntese teórica das concepções de Alfabetização e letramento dos autores mencionados, apontam mutuamente para o cerne deste estudo. Este, por sua vez, trata-se da importância e necessidade dos processos de Alfabetização e letramento serem associados no processo de ensino e aprendizagem inicial da língua escrita. Nestes termos, estrutura-se o alfabetizar letrando – perspectiva defendida e explanada neste trabalhopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present study has an analysis form such as conceptual understandings and practical approaches of association the process of Literacy – initial learning of the written language -, and literate – practical and social use of writing - in the teaching practice of literacy teachers in the early years of teaching Elementary School in Curitiba. For these, one methodological researches guidelines were used – qualitative –, in the form of a bibliographic analysis, through a literature review based mainly on the theoretical contributions of the authors Soares (2016), Ferreiro and Teberosky (1999) and Morais (2012), and the weighting of the information extracted from the object of this research. In this stage, a questionnaire was applied with a total of 11 (eleven) questions for two literacy teachers from the same municipal school in Curitiba. The objective was to inquire about his academic and practical Knowledge introduced in the process of teaching the written language. The collection of data requested by the questionnaire, linked to the theoretical synthesis of the concepts of literacy and literate of the mentioned authors, point mutually to the core of his study. This, in turn, it is about the importance and need for literacy and initial reading instruction processes to be associated in the process of teaching and initial learning of written language. In these terms, alphabetizing literacy is structured - a perspective defended and explained in this workpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCrianças - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO letramento no processo de alfabetização : o caso de uma escola municipal de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples