• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O letramento no processo de alfabetização : o caso de uma escola municipal de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    CAMILE CAVALHEIRO.pdf (1.773Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Cavalheiro, Camile
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo tem a finalidade de analisar as compreensões conceituais e abordagens práticas de associação dos processos de Alfabetização – aprendizagem inicial da língua escrita –, e letramento – uso prático e social da escrita –, na atuação docente de professoras alfabetizadoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba. Para tanto, foi utilizado um encaminhamento metodológico de pesquisa – qualitativo –, na forma de uma análise bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura embasada, sobretudo, nas contribuições teóricas dos autores Soares (2016), Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012), e pela ponderação das informações extraídas do objeto desta pesquisa. Nesta etapa houve a aplicação de um questionário com um total de 11 questões para duas professoras alfabetizadoras de uma mesma escola municipal de Curitiba. O objetivo foi indagar sobre seus conhecimentos acadêmicos e práticos introduzidos no processo de ensino da língua escrita. A coleta dos dados obtidos pelo questionário, vinculados a síntese teórica das concepções de Alfabetização e letramento dos autores mencionados, apontam mutuamente para o cerne deste estudo. Este, por sua vez, trata-se da importância e necessidade dos processos de Alfabetização e letramento serem associados no processo de ensino e aprendizagem inicial da língua escrita. Nestes termos, estrutura-se o alfabetizar letrando – perspectiva defendida e explanada neste trabalho
     
    Abstract : The present study has an analysis form such as conceptual understandings and practical approaches of association the process of Literacy – initial learning of the written language -, and literate – practical and social use of writing - in the teaching practice of literacy teachers in the early years of teaching Elementary School in Curitiba. For these, one methodological researches guidelines were used – qualitative –, in the form of a bibliographic analysis, through a literature review based mainly on the theoretical contributions of the authors Soares (2016), Ferreiro and Teberosky (1999) and Morais (2012), and the weighting of the information extracted from the object of this research. In this stage, a questionnaire was applied with a total of 11 (eleven) questions for two literacy teachers from the same municipal school in Curitiba. The objective was to inquire about his academic and practical Knowledge introduced in the process of teaching the written language. The collection of data requested by the questionnaire, linked to the theoretical synthesis of the concepts of literacy and literate of the mentioned authors, point mutually to the core of his study. This, in turn, it is about the importance and need for literacy and initial reading instruction processes to be associated in the process of teaching and initial learning of written language. In these terms, alphabetizing literacy is structured - a perspective defended and explained in this work
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85668
    Collections
    • Pedagogia [621]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV