Mostrar registro simples

dc.contributorRenadi, Mayara Robertapt_BR
dc.contributor.advisorOrmeño, Gabriela Reyespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Bianca Pires dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:18:27Z
dc.date.available2024-08-08T17:18:27Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85662
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormenopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 35-37pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo verificar a produção acadêmica sobre o conhecimento dos professores com relação às crianças que supostamente sofrem negligência. As informações foram adquiridas através de duas Bases de Dados: Portal CAPES e o Banco de TCCs do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A amostra final foi composta por três artigos publicados entre os anos de 2010 até abril de 2020. A conclusão obtida nos artigos selecionados foi de que os professores conhecem e conseguem identificar a negligência, mas majoritariamente optam por utilizar outros meios que não sejam os firmados em lei para denunciar os casos. Além disso, foi notada a excepcional carência de estudos que abordem os maus-tratos infantis e ausência total da temática da negligência nos TCC’s do curso de Pedagogia da UFPR. Dessa forma, faz-se necessário ressaltar a importância da equipe pedagógica como responsável pela sondagem dos casos de negligência, podendo ser considerada uma rede de proteção. A rede de apoio social é responsável por vincular-se afetivamente com essas crianças, podendo ampará-las emocionalmentept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.subjectLiteratura cientificapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCrianças e violênciapt_BR
dc.titleConhecimento dos professores sobre a negligência infantil : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples