Conhecimento dos professores sobre a negligência infantil : uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo verificar a produção acadêmica sobre o conhecimento dos professores com relação às crianças que supostamente sofrem negligência. As informações foram adquiridas através de duas Bases de Dados: Portal CAPES e o Banco de TCCs do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A amostra final foi composta por três artigos publicados entre os anos de 2010 até abril de 2020. A conclusão obtida nos artigos selecionados foi de que os professores conhecem e conseguem identificar a negligência, mas majoritariamente optam por utilizar outros meios que não sejam os firmados em lei para denunciar os casos. Além disso, foi notada a excepcional carência de estudos que abordem os maus-tratos infantis e ausência total da temática da negligência nos TCC’s do curso de Pedagogia da UFPR. Dessa forma, faz-se necessário ressaltar a importância da equipe pedagógica como responsável pela sondagem dos casos de negligência, podendo ser considerada uma rede de proteção. A rede de apoio social é responsável por vincular-se afetivamente com essas crianças, podendo ampará-las emocionalmente
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