• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Rotina na educação infantil : uma análise de documentos de orientação pedagógica de duas secretarias municipais de educação da região sul do Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANDRESSA DE AZEVEDO MEIRA.pdf (581.9Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Meira, Andressa de Azevedo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem como foco de análise a rotina na Educação Infantil e como ela é contribuinte para a formação integral das crianças. Por meio da pesquisa bibliográfica, desenvolve a intencionalidade de apresentar o contexto histórico da rotina e sua implementação nos espaços educacionais, bem como um breve histórico da Educação Infantil. Através da pesquisa documental, observa-se como os documentos públicos nacionais (Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Nacional e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) e regionais (Currículo para a Educação Infantil, Cadernos da Semana de Estudos Pedagógicos e as Orientações Curriculares para a Educação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis) das cidades de Curitiba e Florianópolis abordam a rotina e as suas fragmentações, como o tempo e os espaços, a organização do planejamento e as brincadeiras como forma de aprendizagem. A partir das análises é possível compreender a importância do professor da Educação Infantil organizar suas práticas e vivências de acordo com o que se apresenta nos documentos, além de praticar a escuta ativa das necessidades das crianças, tornando assim, a primeira etapa da Educação Básica essencial para o desenvolvimento e formação integral das crianças
     
    abstract : This research focuses on the Early Childhood Education routine and how it contributes to the children’s integral formation. Through the bibliographical research, it develops the perspective of presenting the routine’s historical context and its implementation in educational spaces, as well as a brief history of Early Childhood Education. Through the documental research, it is emphasized how the national public documents (Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Nacional e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) and regional ones (Currículo para a Educação Infantil, Cadernos da Semana de Estudos Pedagógicos e as Orientações Curriculares para a Educação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis) from the cities of Curitiba and Florianópolis, approach the routine and its segments, such as time and spaces, the planning arrangement and games as a way of learning. From the analyses, it is possible to understand the importance of the early childhood education teacher developing his practices and experiences according to what is compound in the documents, besides practicing active listening to the children's needs, thereby making the first stage of Basic Education essential for the children’s development and integral formation
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85656
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV