dc.contributor.advisor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Meira, Andressa de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:10:17Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T19:10:17Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85656 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dra. Leziany Silveira Daniel | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 51-54 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem como foco de análise a rotina na Educação Infantil e como ela é contribuinte para a formação integral das crianças. Por meio da pesquisa bibliográfica, desenvolve a intencionalidade de apresentar o contexto histórico da rotina e sua implementação nos espaços educacionais, bem como um breve histórico da Educação Infantil. Através da pesquisa documental, observa-se como os documentos públicos nacionais (Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Nacional e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) e regionais (Currículo para a Educação Infantil, Cadernos da Semana de Estudos Pedagógicos e as Orientações Curriculares para a Educação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis) das cidades de Curitiba e Florianópolis abordam a rotina e as suas fragmentações, como o tempo e os espaços, a organização do planejamento e as brincadeiras como forma de aprendizagem. A partir das análises é possível compreender a importância do professor da Educação Infantil organizar suas práticas e vivências de acordo com o que se apresenta nos documentos, além de praticar a escuta ativa das necessidades das crianças, tornando assim, a primeira etapa da Educação Básica essencial para o desenvolvimento e formação integral das crianças | pt_BR |
dc.description.abstract | abstract : This research focuses on the Early Childhood Education routine and how it contributes to the children’s integral formation. Through the bibliographical research, it develops the perspective of presenting the routine’s historical context and its implementation in educational spaces, as well as a brief history of Early Childhood Education. Through the documental research, it is emphasized how the national public documents (Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Nacional e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) and regional ones (Currículo para a Educação Infantil, Cadernos da Semana de Estudos Pedagógicos e as Orientações Curriculares para a Educação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis) from the cities of Curitiba and Florianópolis, approach the routine and its segments, such as time and spaces, the planning arrangement and games as a way of learning. From the analyses, it is possible to understand the importance of the early childhood education teacher developing his practices and experiences according to what is compound in the documents, besides practicing active listening to the children's needs, thereby making the first stage of Basic Education essential for the children’s development and integral formation | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Rotina na educação infantil : uma análise de documentos de orientação pedagógica de duas secretarias municipais de educação da região sul do Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |