Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrick, Loriane Trombini, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Andressa Cristini Belloni dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:14:38Z
dc.date.available2024-08-08T19:14:38Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85655
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra Loriane Trombini Frickpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 39-43pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho destina-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as práticas pedagógicas no berçário de acordo com a teoria de Jean Piaget, indicadas nos últimos dez anos em textos em português. Seguiu-se o protocolo PRISMA. Foram consultadas bases de dados Google Acadêmico e BDTD (Base de Dados de Teses e Dissertações). Foram identificados 338 textos no total. Seguindo- se os critérios de inclusão e exclusão definidos, foram analisados na íntegra 4 dissertações, 1 tese e 5 artigos. Pela análise do material, foram identificadas práticas pedagógicas baseadas nos princípios construtivistas relacionadas a três categorias: desenvolvimento motor, desenvolvimento simbólico e desenvolvimento afetivo. Os resultados mostram, de forma geral, que as práticas pedagógicas construtivistas visam a interação com o meio, com objetos e com demais indivíduos, bem como o uso de atividades lúdicas, da musicalidade, e a exploração do ambiente como forma de estímulo. Conclui-se que estes desenvolvimentos vão sendo aprimorados conforme as práticas são desenvolvidas, gerando um conjunto de saberes que representam o desenvolvimento integral do indivíduopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aims to carry out a systematic review of the literature on pedagogical practices in the nursery according to the theory of Jean Piaget, indicated in the last ten years in texts in Portuguese. We followed the PRISMA protocol. We identified a total of 338 texts consulting Google Scholar databases and BDTD (Theses and Dissertations Database). Following the defined inclusion and exclusion criteria, we analyzed four dissertations, one thesis, and five articles in full. We founded by analyzing the material, practices based on constructivist principles related to three categories: motor development, symbolic development, and affective development. The results show, in general, constructivist practices aim at interaction with the environment, objects, and other individuals, as well as the use of playful activities, musicality, and the exploration of the environment as a form of encouragement. We concluded that these developments are being improved as the practices are developed, generating a set of knowledge representing the individual's integral developmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no berçario de acordo com a teoria de Jean Piaget : uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples