Práticas pedagógicas no berçario de acordo com a teoria de Jean Piaget : uma revisão sistemática de literatura
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Data
2020Autor
Silva, Andressa Cristini Belloni da
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Resumo : O presente trabalho destina-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as práticas pedagógicas no berçário de acordo com a teoria de Jean Piaget, indicadas nos últimos dez anos em textos em português. Seguiu-se o protocolo PRISMA. Foram consultadas bases de dados Google Acadêmico e BDTD (Base de Dados de Teses e Dissertações). Foram identificados 338 textos no total. Seguindo- se os critérios de inclusão e exclusão definidos, foram analisados na íntegra 4 dissertações, 1 tese e 5 artigos. Pela análise do material, foram identificadas práticas pedagógicas baseadas nos princípios construtivistas relacionadas a três categorias: desenvolvimento motor, desenvolvimento simbólico e desenvolvimento afetivo. Os resultados mostram, de forma geral, que as práticas pedagógicas construtivistas visam a interação com o meio, com objetos e com demais indivíduos, bem como o uso de atividades lúdicas, da musicalidade, e a exploração do ambiente como forma de estímulo. Conclui-se que estes desenvolvimentos vão sendo aprimorados conforme as práticas são desenvolvidas, gerando um conjunto de saberes que representam o desenvolvimento integral do indivíduo Abstract : This work aims to carry out a systematic review of the literature on pedagogical practices in the nursery according to the theory of Jean Piaget, indicated in the last ten years in texts in Portuguese. We followed the PRISMA protocol. We identified a total of 338 texts consulting Google Scholar databases and BDTD (Theses and Dissertations Database). Following the defined inclusion and exclusion criteria, we analyzed four dissertations, one thesis, and five articles in full. We founded by analyzing the material, practices based on constructivist principles related to three categories: motor development, symbolic development, and affective development. The results show, in general, constructivist practices aim at interaction with the environment, objects, and other individuals, as well as the use of playful activities, musicality, and the exploration of the environment as a form of encouragement. We concluded that these developments are being improved as the practices are developed, generating a set of knowledge representing the individual's integral development
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- Pedagogia [616]