• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Práticas pedagógicas no berçario de acordo com a teoria de Jean Piaget : uma revisão sistemática de literatura

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANDRESSA CRISTINI BELLONI DA SILVA.pdf (1.031Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Silva, Andressa Cristini Belloni da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho destina-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as práticas pedagógicas no berçário de acordo com a teoria de Jean Piaget, indicadas nos últimos dez anos em textos em português. Seguiu-se o protocolo PRISMA. Foram consultadas bases de dados Google Acadêmico e BDTD (Base de Dados de Teses e Dissertações). Foram identificados 338 textos no total. Seguindo- se os critérios de inclusão e exclusão definidos, foram analisados na íntegra 4 dissertações, 1 tese e 5 artigos. Pela análise do material, foram identificadas práticas pedagógicas baseadas nos princípios construtivistas relacionadas a três categorias: desenvolvimento motor, desenvolvimento simbólico e desenvolvimento afetivo. Os resultados mostram, de forma geral, que as práticas pedagógicas construtivistas visam a interação com o meio, com objetos e com demais indivíduos, bem como o uso de atividades lúdicas, da musicalidade, e a exploração do ambiente como forma de estímulo. Conclui-se que estes desenvolvimentos vão sendo aprimorados conforme as práticas são desenvolvidas, gerando um conjunto de saberes que representam o desenvolvimento integral do indivíduo
     
    Abstract : This work aims to carry out a systematic review of the literature on pedagogical practices in the nursery according to the theory of Jean Piaget, indicated in the last ten years in texts in Portuguese. We followed the PRISMA protocol. We identified a total of 338 texts consulting Google Scholar databases and BDTD (Theses and Dissertations Database). Following the defined inclusion and exclusion criteria, we analyzed four dissertations, one thesis, and five articles in full. We founded by analyzing the material, practices based on constructivist principles related to three categories: motor development, symbolic development, and affective development. The results show, in general, constructivist practices aim at interaction with the environment, objects, and other individuals, as well as the use of playful activities, musicality, and the exploration of the environment as a form of encouragement. We concluded that these developments are being improved as the practices are developed, generating a set of knowledge representing the individual's integral development
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85655
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV