Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHuf, Dulce Dirclair, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGabardo, Ana Fláviapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:13:35Z
dc.date.available2024-08-08T17:13:35Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85652
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Dulce Dirclair Huf Baispt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 49-54pt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa se insere nos campos da educação e saúde e objetiva compreender de que forma a escola, na perspectiva da educação inclusiva, se articula com o serviço de atenção à saúde mental, em específico o Centro de Atenção Psicossocial Infantil. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, a partir da análise de 21 artigos, encontrados em plataformas eletrônicas utilizando os descritores de busca combinados pelo operador lógico booleano "and": CAPSi and escola e Centro de Atenção Psicossocial Infantil and escola. Os principais resultados foram elaborados em cinco categorias na matriz de síntese: a relevância do tema para a agenda política; a intersetorialidade ou sua ausência; o papel da família; a medicalização infantil; e o desconhecimento sobre o sofrimento psíquico. O baixo número de artigos que relacionam a educação e saúde, como textos orientadores ou experiências práticas bem-sucedidas, indica a incipiência de estudos na área, apontando para a necessidade de mais pesquisas que abordem o tema, demonstrando a fragilidade e o desconhecimento da importância da saúde mental e do atendimento a crianças e adolescentes em sofrimento psíquicopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research is inserted in the fields of education and health and aims to understand how the school, in the perspective of inclusive education, articulates with the mental health care service, specifically the Child Psychosocial Care Center. The methodology used was an integrative review, based on the analysis of 21 articles,which were found on electronic platforms using the search descriptors combined by the Boolean logical operator "and": CAPSi and school; Child Psychosocial Care Center and school. The main results were elaborated in five categories of analysis: a relevant theme for the political agenda; intersectoriality or her absence; the role of the family; child medicalization; and the lack of knowledge about psychological suffering. The low number of articles relating education and health, like guiding textor successful practical experiences, indicates the incipience of studies in the area and it"s an indicator of the fragility and ignorance about the importance of mental health and services for children and adolescents in psychological distresspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde mental infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleO Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a articulação com a escola : demandas invisíveis do sofrimento psíquicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples