Mostrar registro simples

dc.contributorVogt, Suzete Denisept_BR
dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorWoituch, Amanda dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:08:27Z
dc.date.available2024-08-08T18:08:27Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85650
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 29-30pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por objetivo analisar e destacar a importância do ENCCEJA para os jovens e adultos e discutir a significação social e pedagógica do exame que se encontra vigente desde 2002. Utilizando o referencial teórico (SERRAO, 2014;HADDAD, S. e DI PIERRO, 2000), e visando atender os objetivos propostos por este estudo, a abordagem de pesquisa foi qualitativa e descritiva adotando-se o método de entrevista como instrumento de coleta de dados, aplicado a cinco voluntários que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Por meio da análise dos dados da pesquisa, foi possível perceber e caracterizar os motivos gerais que levaram os indivíduos a realizar o ENCCEJA e suas dificuldades em relação ao examept_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper aims to analyze and highlight the importance of ENCCEJA for young people and adults and discuss the social and pedagogical significance of the exam that has been in force since 2002. Using the theoretical framework (SERRAO, 2014;HADDAD, S. and DI PIERRO , 2000), and aiming to meet the objectives proposed by this study, the research approach was qualitative and descriptive, adopting the interview method as a data collection instrument, applied to five volunteers who took the National Examination for Certification of Skills Youth and Adults. Through the analysis of research data, it was possible to perceive and characterize the general reasons that led individuals to perform ENCCEJA and their difficulties in relation to the exampt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.titleExame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos : criação, implementação e questões que compõe o debate sobre o ENSCCEJApt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples