Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos : criação, implementação e questões que compõe o debate sobre o ENSCCEJA
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo analisar e destacar a importância do ENCCEJA para os jovens e adultos e discutir a significação social e pedagógica do exame que se encontra vigente desde 2002. Utilizando o referencial teórico (SERRAO, 2014;HADDAD, S. e DI PIERRO, 2000), e visando atender os objetivos propostos por este estudo, a abordagem de pesquisa foi qualitativa e descritiva adotando-se o método de entrevista como instrumento de coleta de dados, aplicado a cinco voluntários que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Por meio da análise dos dados da pesquisa, foi possível perceber e caracterizar os motivos gerais que levaram os indivíduos a realizar o ENCCEJA e suas dificuldades em relação ao exame Abstract : This paper aims to analyze and highlight the importance of ENCCEJA for young people and adults and discuss the social and pedagogical significance of the exam that has been in force since 2002. Using the theoretical framework (SERRAO, 2014;HADDAD, S. and DI PIERRO , 2000), and aiming to meet the objectives proposed by this study, the research approach was qualitative and descriptive, adopting the interview method as a data collection instrument, applied to five volunteers who took the National Examination for Certification of Skills Youth and Adults. Through the analysis of research data, it was possible to perceive and characterize the general reasons that led individuals to perform ENCCEJA and their difficulties in relation to the exam
Collections
- Pedagogia [423]