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dc.contributor.advisorSouza, Kênia Barreiro de, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômicapt_BR
dc.creatorSilva Junior, Lorival Antunes dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T19:30:51Z
dc.date.available2023-12-12T19:30:51Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85615
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Kênia Barreiro de Souzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Durante a pandemia SARS-CoV 2 - Covid19, o Brasil vivenciou um período de significativa inflação, em grande medida, influenciada pelos reflexos negativos nas cadeias de logística e insegurança de renda das populações. Nesse contexto, observou-se, não exclusivamente, mas majoritariamente, nas regiões menos desenvolvidas a naturalização, ou surgimento, de produtos substitutos que até então não eram alternativas de consumo para as classes menos favorecidas, mesmo em um cenário de estabilidade econômica. Como exemplos, é possível destacar a industrialização e comercialização de pele de frango e a de ossos de carne bovina. Outro setor que apresentou um comportamento peculiar nesse período foi o setor de energia, no âmbito residencial, uma vez que o consumo de lenha ultrapassou o consumo de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) nas residências brasileiras, segundo pesquisa da EPE – Empresa de Pesquisa Energética. Nesse contexto, observa-se que a corrosão do poder de compra das famílias é majorada quanto menor for o poder aquisitivo da classe social de interesse. Na esteira desse fenômeno, desnudou-se uma flagrante condição de desigualdade social no Brasil e uma notória contradição ao passo que o país se destaca como expoente na exportação de carne e, parte da população, recorreu à produtos substitutos impensáveis a pouco tempo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar, em caráter qualitativo, o surgimento e comercialização de produtos substitutos no Brasil no período pandêmico (2020 e 2022) e desnudar contradições e fragilidades sociais que não eram flagrantes até entãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.subjectInflaçaopt_BR
dc.titleA busca por produtos substitutos, entre 2020 e 2022, e as contradições do Brasil contemporâneopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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