Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavalieri, Marco Antônio Ribas, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômicapt_BR
dc.creatorPereira, Keren Letícia Salespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T13:46:54Z
dc.date.available2023-12-12T13:46:54Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85545
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ribas Cavalieript_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Financeira tem sido considerada, nas últimas décadas, competência relevante para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro. À luz da importância de educar, neste sentido, os cidadãos brasileiros, este estudo se propôs a, com base em ampla análise documental e pautado nas teorias ligadas ao ciclo de políticas públicas, verificar se os públicos "adultos" e "idosos" se beneficiaram da "Estratégia Nacional de Educação Financeira – (ENEF)" e se as iniciativas da política pública estão em linha com as práticas internacionais. Especificamente, o estudo objetivou identificar os esforços para educar financeiramente os brasileiros adultos e idosos dentro da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), analisando a evolução e continuidade das ações desde o período de implantação até 2018; levantar os principais produtos, resultados e impactos das ações, para compreensão de sua efetividade; e verificar se as ações estão alinhadas às práticas implantadas em outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e suas diretrizes. O estudo conclui que, no período entre 2011 e 2018, os públicos adultos e idosos são contemplados pela política pública em programas-piloto, bem como que a Estratégia Nacional de Educação Financeira no Brasil guarda compatibilidade com as diretrizes e práticas internacionaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleEducação financeira para além da escola : a efetividade das ações da estratégia nacional de educação financeira (ENEF)pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples