dc.contributor.advisor | Cavalieri, Marco Antônio Ribas, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Keren Letícia Sales | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T13:46:54Z | |
dc.date.available | 2023-12-12T13:46:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85545 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ribas Cavalieri | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Educação Financeira tem sido considerada, nas últimas décadas, competência relevante para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro. À luz da importância de educar, neste sentido, os cidadãos brasileiros,
este estudo se propôs a, com base em ampla análise documental e pautado nas teorias ligadas ao ciclo de políticas públicas, verificar se os públicos "adultos" e "idosos" se beneficiaram da "Estratégia Nacional de Educação Financeira – (ENEF)" e se as iniciativas da política pública estão em linha com as práticas internacionais. Especificamente, o estudo objetivou identificar os esforços para educar financeiramente os brasileiros adultos e idosos dentro da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), analisando a evolução e continuidade das ações desde o período de implantação até 2018; levantar os principais produtos, resultados e impactos das ações, para compreensão de sua efetividade; e verificar se as ações estão alinhadas às práticas implantadas em outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e suas diretrizes. O estudo conclui que, no período entre 2011 e 2018, os públicos adultos e idosos são contemplados pela política pública em programas-piloto, bem como que a Estratégia Nacional de Educação Financeira no Brasil guarda compatibilidade com as diretrizes e práticas internacionais | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Educação financeira para além da escola : a efetividade das ações da estratégia nacional de educação financeira (ENEF) | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |