Educação financeira para além da escola : a efetividade das ações da estratégia nacional de educação financeira (ENEF)
Resumo
Resumo: A Educação Financeira tem sido considerada, nas últimas décadas, competência relevante para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro. À luz da importância de educar, neste sentido, os cidadãos brasileiros,
este estudo se propôs a, com base em ampla análise documental e pautado nas teorias ligadas ao ciclo de políticas públicas, verificar se os públicos "adultos" e "idosos" se beneficiaram da "Estratégia Nacional de Educação Financeira – (ENEF)" e se as iniciativas da política pública estão em linha com as práticas internacionais. Especificamente, o estudo objetivou identificar os esforços para educar financeiramente os brasileiros adultos e idosos dentro da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), analisando a evolução e continuidade das ações desde o período de implantação até 2018; levantar os principais produtos, resultados e impactos das ações, para compreensão de sua efetividade; e verificar se as ações estão alinhadas às práticas implantadas em outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e suas diretrizes. O estudo conclui que, no período entre 2011 e 2018, os públicos adultos e idosos são contemplados pela política pública em programas-piloto, bem como que a Estratégia Nacional de Educação Financeira no Brasil guarda compatibilidade com as diretrizes e práticas internacionais