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dc.contributor.advisorMontaño, Razer Anthom Nizer Rojas, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Engenharia de Softwarept_BR
dc.creatorSouza, Cleiton Ximenes dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T18:57:18Z
dc.date.available2023-12-20T18:57:18Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85511
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Razer Anthom Nizer Rojas Montañopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Engenharia de Softwarept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Serviços e produtos evoluem de forma acelerada ao longo dos anos, através de novas tecnologias que estão em constantes transformações, e isto faz com que as empresas privadas destinem altos investimentos para conciliar aceleração tecnológica sem perder de vista a qualidade exigida pelo seu cliente. Para órgãos públicos, a percepção é que essas instituições estão na contramão, ou seja, não se percebe investimentos necessários para tornar a vida do cidadão facilitada. Sendo assim, e tendo em vista a insatisfação do cidadão municipal que precisa se deslocar até o paço municipal para ser atendido em serviços relacionados ao imposto predial e territorial urbano vinculado aos seus imóveis, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo móvel que permitirá o autoatendimento do cidadão de qualquer lugar que ele se encontre, bastando ter em mãos um celular com o aplicativo instalado, acesso à internet e cadastro realizado pela Prefeitura. O aplicativo foi desenvolvido com as linguagens de programação Java e Dart, e para o banco de dados foi utilizado MySQLpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Services and products have advanced in an accelerated way over the years, through new tecnologies that are in constant transformations and it makes that private companies allocate high investiments to combine accelerated technologies without missing the point of the required quality from your client. To the City Halls, the perception is the oppositive, in other words, it is not noticed the necessary investiments to turn the citizen lives facilitaded up. Therefore, and bearing in mind, the frustration of the taxpayer that need to go to the city hall to have their needs in services related to the property taxe and urban land linked to their properties fullfilled, this paper had as main reason the development of a mobile application that allows the citizen self service from anywhere, just by having a mobile with the application installed in hands, internet access and registration carried out by the City hall. The application has been developed in the Java and Dart program languages and to the data-base it was used MySQL.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectImpostos Municipaispt_BR
dc.subjectImposto predial e territorial urbanopt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleIPTU-X : agilizando seu atendimentopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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