• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Música tradicional no livro didático de arte : um estudo do PNLD 2019 no ensino fundamental I

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_HALYNE_CZMOLA_DE_LIMA.pdf (1.645Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Lima, Halyne Czmola de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa busca compreender a presença da música tradicional nos livros didáticos de Arte do Ensino Fundamental I do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do edital de 2019, levando em consideração sua especificidade, por se tratar do primeiro ciclo de livros alinhados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscando compreender a abrangência e os limites do conceito de música tradicional, investigando os processos de seleção e articulação do PNLD 2019 e a incidência da BNCC sobre esses materiais didáticos. Para isso foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico, perscrutando como a música tradicional se articula e se define, para então compreender e refletir sua presença nos livros didáticos (PNLD 2019). A análise foi realizada sobre as duas coleções mais vendidas do PNLD 2019 no que se refere ao componente curricular Arte, sendo então a Coleção Novo Pitanguá Arte (Editora Moderna) e Conectados Arte (FTD Editora). Conclui-se que a música tradicional está presente com maior predominância na unidade temática de música e artes integradas, relacionando-se com patrimônio cultural, estando indissociavelmente ligada a festejos e folguedos populares, teatro, dança, poesia, encenação, bailes e outros
     
    Abstract : This research aims to understand the presence of traditional music in the textbooks of Elementary School Art of the National Textbook Program (PNLD) of the 2019 public notice, taking into consideration its specificity, since it is the first cycle of books by the National Base Common Curriculum (BNCC) standards. Seeking to understand the scope and limits of the concept of traditional music, investigating the selection and articulation processes of PNLD 2019 and the incidence of BNCC on those didactic materials. For this to happen, a bibliographic research was conducted, examining how traditional music is articulated and defined, to then understand and reflect its presence in textbooks (PNLD 2019). The analysis was performed on the two most sold collections of PNLD 2019 with regard to the curricular component Art, being then the Novo Pitanguá Art Collection (Moderna Publisher) and Conectados Arte (FTD Publisher). It is concluded that traditional music is predominantly present in the thematic unit of music and integrated arts, relating to cultural heritage, being inextricably linked to popular festivities and revelry, theater, dance, poetry, staging, balls and others
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85496
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV