Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherRosa, Lucas Pitwak Menezes, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLima, Halyne Czmola dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T13:02:38Z
dc.date.available2023-12-07T13:02:38Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85496
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Lucas Pitwak Menezes Rosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa busca compreender a presença da música tradicional nos livros didáticos de Arte do Ensino Fundamental I do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do edital de 2019, levando em consideração sua especificidade, por se tratar do primeiro ciclo de livros alinhados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscando compreender a abrangência e os limites do conceito de música tradicional, investigando os processos de seleção e articulação do PNLD 2019 e a incidência da BNCC sobre esses materiais didáticos. Para isso foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico, perscrutando como a música tradicional se articula e se define, para então compreender e refletir sua presença nos livros didáticos (PNLD 2019). A análise foi realizada sobre as duas coleções mais vendidas do PNLD 2019 no que se refere ao componente curricular Arte, sendo então a Coleção Novo Pitanguá Arte (Editora Moderna) e Conectados Arte (FTD Editora). Conclui-se que a música tradicional está presente com maior predominância na unidade temática de música e artes integradas, relacionando-se com patrimônio cultural, estando indissociavelmente ligada a festejos e folguedos populares, teatro, dança, poesia, encenação, bailes e outrospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research aims to understand the presence of traditional music in the textbooks of Elementary School Art of the National Textbook Program (PNLD) of the 2019 public notice, taking into consideration its specificity, since it is the first cycle of books by the National Base Common Curriculum (BNCC) standards. Seeking to understand the scope and limits of the concept of traditional music, investigating the selection and articulation processes of PNLD 2019 and the incidence of BNCC on those didactic materials. For this to happen, a bibliographic research was conducted, examining how traditional music is articulated and defined, to then understand and reflect its presence in textbooks (PNLD 2019). The analysis was performed on the two most sold collections of PNLD 2019 with regard to the curricular component Art, being then the Novo Pitanguá Art Collection (Moderna Publisher) and Conectados Arte (FTD Publisher). It is concluded that traditional music is predominantly present in the thematic unit of music and integrated arts, relating to cultural heritage, being inextricably linked to popular festivities and revelry, theater, dance, poetry, staging, balls and otherspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte e músicapt_BR
dc.subjectArtes - Livros didaticospt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.titleMúsica tradicional no livro didático de arte : um estudo do PNLD 2019 no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples