dc.contributor.advisor | Floriano Machado, Valéria, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Gaspar, Gessica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T11:30:29Z | |
dc.date.available | 2023-12-07T11:30:29Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85492 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª. Valeria Floriano Machado | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo almeja discutir os elementos que sustentam o acesso ao Ensino Superior. A teoria da Reprodução é o alicerce central das fundamentações teóricas e bibliográficas nas análises e considerações, contando principalmente com Bourdieu (1974; 1983; 1988; 1990; 1998; 2012), Bourdieu e Passeron (1992; 2014) e Peugny (2014). A pesquisa empírica ocorreu em três instituições educacionais no município de Pinhais, Paraná, sendo um Colégio Público, uma Fundação de Educação Profissional e um Colégio Privado que está inserido numa instituição de Ensino Superior. Os dados quantitativos e qualitativos foram obtidos através de questionários aplicados em estudantes do último ano do Ensino Médio, abordando dados socioeconômicos, práticas culturais e escolares, bem como expectativas do Ensino Superior. Uma breve descrição histórica e contextualização social do município de Pinhais são seguidas de considerações históricas e políticas do Ensino Médio no Brasil e concepções de juventudes, e então finalmente a análise os dados oriundos da pesquisa empíricas. Os resultados apontam para juventudes inseridas na Educação Profissional e rede pública de ensino com capital cultural muito similar e em alguns quesitos superior às juventudes que estudam no Colégio Privado, tornando significativa a leitura do acesso ao Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This paper aims to discuss the elements that support the access to Higher Education. The Reproduction theory is the central theoretical and bibliographic bases in these analysis and considerations counted specialy with Bourdieu's (1974; 1983; 1988; 1990; 1998; 2012), Bourdieu and Passeron's (1992; 2014) and Peugny's (2014) contributions. The empirical research occured with three especific educational institutions in the city of Pinhais, Paraná. They are: a Public High School, a Professional Education Foundation and a Private High School that offers Higher Education courses and programmes as well. The quantitative and qualitative data were obtained through forms applied to students that studies the last year of high school, it broches socioeconomic datas, cultural and school practices and the students' expectations about the higher education. A brief historical description and social contextualization about the Pinhais city are followed by historical and political considerations about the High School in the Brazil and after that some conceptions about youths, and then finally the empirical researche's data analysis. The results point to the youths that are inserted in Professional Education and public education with very similar, or superior cultural capital than the Private High School. So, the access to Higher Education reflections and discutions becoming meaningful | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Juventude - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Quem serão os eleitos? : mérito, desigualdades e reprodução social nas expectativas do ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |