Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFloriano Machado, Valéria, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGaspar, Gessicapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T11:30:29Z
dc.date.available2023-12-07T11:30:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85492
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª. Valeria Floriano Machadopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo almeja discutir os elementos que sustentam o acesso ao Ensino Superior. A teoria da Reprodução é o alicerce central das fundamentações teóricas e bibliográficas nas análises e considerações, contando principalmente com Bourdieu (1974; 1983; 1988; 1990; 1998; 2012), Bourdieu e Passeron (1992; 2014) e Peugny (2014). A pesquisa empírica ocorreu em três instituições educacionais no município de Pinhais, Paraná, sendo um Colégio Público, uma Fundação de Educação Profissional e um Colégio Privado que está inserido numa instituição de Ensino Superior. Os dados quantitativos e qualitativos foram obtidos através de questionários aplicados em estudantes do último ano do Ensino Médio, abordando dados socioeconômicos, práticas culturais e escolares, bem como expectativas do Ensino Superior. Uma breve descrição histórica e contextualização social do município de Pinhais são seguidas de considerações históricas e políticas do Ensino Médio no Brasil e concepções de juventudes, e então finalmente a análise os dados oriundos da pesquisa empíricas. Os resultados apontam para juventudes inseridas na Educação Profissional e rede pública de ensino com capital cultural muito similar e em alguns quesitos superior às juventudes que estudam no Colégio Privado, tornando significativa a leitura do acesso ao Ensino Superiorpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper aims to discuss the elements that support the access to Higher Education. The Reproduction theory is the central theoretical and bibliographic bases in these analysis and considerations counted specialy with Bourdieu's (1974; 1983; 1988; 1990; 1998; 2012), Bourdieu and Passeron's (1992; 2014) and Peugny's (2014) contributions. The empirical research occured with three especific educational institutions in the city of Pinhais, Paraná. They are: a Public High School, a Professional Education Foundation and a Private High School that offers Higher Education courses and programmes as well. The quantitative and qualitative data were obtained through forms applied to students that studies the last year of high school, it broches socioeconomic datas, cultural and school practices and the students' expectations about the higher education. A brief historical description and social contextualization about the Pinhais city are followed by historical and political considerations about the High School in the Brazil and after that some conceptions about youths, and then finally the empirical researche's data analysis. The results point to the youths that are inserted in Professional Education and public education with very similar, or superior cultural capital than the Private High School. So, the access to Higher Education reflections and discutions becoming meaningfulpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectJuventude - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectEducaçao - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleQuem serão os eleitos? : mérito, desigualdades e reprodução social nas expectativas do ensino superiorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples