• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Quem serão os eleitos? : mérito, desigualdades e reprodução social nas expectativas do ensino superior

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_GESSICA_GASPAR.pdf (482.9Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Gaspar, Gessica
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo almeja discutir os elementos que sustentam o acesso ao Ensino Superior. A teoria da Reprodução é o alicerce central das fundamentações teóricas e bibliográficas nas análises e considerações, contando principalmente com Bourdieu (1974; 1983; 1988; 1990; 1998; 2012), Bourdieu e Passeron (1992; 2014) e Peugny (2014). A pesquisa empírica ocorreu em três instituições educacionais no município de Pinhais, Paraná, sendo um Colégio Público, uma Fundação de Educação Profissional e um Colégio Privado que está inserido numa instituição de Ensino Superior. Os dados quantitativos e qualitativos foram obtidos através de questionários aplicados em estudantes do último ano do Ensino Médio, abordando dados socioeconômicos, práticas culturais e escolares, bem como expectativas do Ensino Superior. Uma breve descrição histórica e contextualização social do município de Pinhais são seguidas de considerações históricas e políticas do Ensino Médio no Brasil e concepções de juventudes, e então finalmente a análise os dados oriundos da pesquisa empíricas. Os resultados apontam para juventudes inseridas na Educação Profissional e rede pública de ensino com capital cultural muito similar e em alguns quesitos superior às juventudes que estudam no Colégio Privado, tornando significativa a leitura do acesso ao Ensino Superior
     
    Abstract : This paper aims to discuss the elements that support the access to Higher Education. The Reproduction theory is the central theoretical and bibliographic bases in these analysis and considerations counted specialy with Bourdieu's (1974; 1983; 1988; 1990; 1998; 2012), Bourdieu and Passeron's (1992; 2014) and Peugny's (2014) contributions. The empirical research occured with three especific educational institutions in the city of Pinhais, Paraná. They are: a Public High School, a Professional Education Foundation and a Private High School that offers Higher Education courses and programmes as well. The quantitative and qualitative data were obtained through forms applied to students that studies the last year of high school, it broches socioeconomic datas, cultural and school practices and the students' expectations about the higher education. A brief historical description and social contextualization about the Pinhais city are followed by historical and political considerations about the High School in the Brazil and after that some conceptions about youths, and then finally the empirical researche's data analysis. The results point to the youths that are inserted in Professional Education and public education with very similar, or superior cultural capital than the Private High School. So, the access to Higher Education reflections and discutions becoming meaningful
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85492
    Collections
    • Pedagogia [601]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV