Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSteffen, Fernanda Nevespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T11:24:21Z
dc.date.available2023-12-07T11:24:21Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85488
dc.descriptionProfessor orientador: Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Está pesquisa busca problematizar os desafios que um gestor escolar deve administrar, para um trabalho de qualidade em relação aos conflitos que se manifestam nas relações cotidianas, focalizando o objeto da pesquisa na relação da gestão democrática X gestão autoritária. Traz também uma discussão sobre as relações e as disputas de poder. A análise utiliza dados de uma pesquisa de sondagem e investigação com gestores e professores, o levantamento apresenta algumas reflexões que foram levadas em consideração a respeito da ética do profissional, bem como a influência que o gestor exerce sobre a organização, funcionamento, acompanhamento do trabalho de toda a equipe. Desde os aspectos pedagógicos do aprendizado ao financeiro, material e relacional. Estamos vivendo no cenário político inconstâncias. Pensando nesses fatos a pesquisa busca elencar questões, desafios e conflitos que se manifestam nas relações cotidianas e a eticidade dentro das instituições de educação infantilpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research seeks to problematize the challenges that a school manager must manage, for a quality work in relation to the conflicts that manifest themselves in daily relations, focusing the research object in the relationship of democratic management vs. authoritarian management. It also brings a discussion of power relations and disputes. The analysis uses data from a survey research and investigation with managers and teachers, the survey presents some reflections that were taken into consideration regarding the ethics of the professional, as well as the influence that the manager has on the organization, operation, monitoring of work. from the whole team. From the pedagogical aspects of learning to financial, material and relational. We are living in the political scenario inconstancy. With these facts in mind, the research seeks to list issues, challenges and conflicts that manifest themselves in daily relationships and ethics within early childhood education institutionspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolas publicas - Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleOs conflitos de gestão educacional nas instituições públicas de educação infantipt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples