Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPivovar, Altair, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRibeiro, Rafaella Campospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:35:46Z
dc.date.available2024-08-08T18:35:46Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85476
dc.descriptionOrientador: Prof.o Dr. Altair Pivovarpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 19-20pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por finalidade chamar a atenção para alguns aspectos da leitura na sociedade contemporânea a partir do atributo dado à leitura como forma de prazer. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de revisão bibliográfica. A pesquisa tem natureza qualitativa, recorrendo a alguns autores das áreas da Psicologia, da Antropologia, da Filosofia e da Sociologia para nortear as ideias apresentadas, partindo então da seguinte pergunta orientadora: A prática de leitura realmente pode estar ligada ao prazer ou isso é apenas uma suposição imposta para justificar essa prática? A breve reflexão aqui feita permitiu concluir que o gosto pela leitura não pode ser visto como algo imposto somente pela instituição escolar, assim como não deve ser sustentado a partir de elementos inconsistentes de que estaria relacionado ao prazer, o que acarreta importantes implicações nas metodologias de ensino de leitura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this current study is to draw attention to some aspects of reading in contemporary society, based on reading for pleasure. In order to carry out this research, the method of literature review was used. The investigation has a qualitative nature taking into consideration some authors from the areas of Psychology, Anthropology, Philosophy and Sociology to guide both the ideasand the question presented: Can the reading practice really be pleasurable? The brief reflection that has been developed in this work made us come to the conclusion that the interest in reading cannot be seen as something imposed only by the school institution. In the same way that it cannot be sustained by inconsistent elements that in the school context would be related to pleasure, something that entails important implications in the teaching of reading.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Livros e leiturapt_BR
dc.titleLeitura, prazer em conhecer : mas o que é mesmo prazer?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples