• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Leitura, prazer em conhecer : mas o que é mesmo prazer?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RAFAELLA CAMPOS RIBEIRO.pdf (259.3Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Ribeiro, Rafaella Campos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem por finalidade chamar a atenção para alguns aspectos da leitura na sociedade contemporânea a partir do atributo dado à leitura como forma de prazer. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de revisão bibliográfica. A pesquisa tem natureza qualitativa, recorrendo a alguns autores das áreas da Psicologia, da Antropologia, da Filosofia e da Sociologia para nortear as ideias apresentadas, partindo então da seguinte pergunta orientadora: A prática de leitura realmente pode estar ligada ao prazer ou isso é apenas uma suposição imposta para justificar essa prática? A breve reflexão aqui feita permitiu concluir que o gosto pela leitura não pode ser visto como algo imposto somente pela instituição escolar, assim como não deve ser sustentado a partir de elementos inconsistentes de que estaria relacionado ao prazer, o que acarreta importantes implicações nas metodologias de ensino de leitura.
     
    Abstract: The aim of this current study is to draw attention to some aspects of reading in contemporary society, based on reading for pleasure. In order to carry out this research, the method of literature review was used. The investigation has a qualitative nature taking into consideration some authors from the areas of Psychology, Anthropology, Philosophy and Sociology to guide both the ideasand the question presented: Can the reading practice really be pleasurable? The brief reflection that has been developed in this work made us come to the conclusion that the interest in reading cannot be seen as something imposed only by the school institution. In the same way that it cannot be sustained by inconsistent elements that in the school context would be related to pleasure, something that entails important implications in the teaching of reading.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85476
    Collections
    • Pedagogia [619]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV