Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSierra, Jamil Cabral, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorTrevisan, Lucí A Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:58:15Z
dc.date.available2024-08-08T18:58:15Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85472
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierrapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 52-55pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivos (1) promover um processo de auto biografia propondo reflexões políticas, acadêmicas e existenciais sobre o corpo e a identidade de gênero, assim como tecer reflexões auto teóricas que atravessam as produções artísticas desta estudante de pedagogia; (2) analisar e conceituar os dispositivos de poder cisnormativos que exerceram colonialidades sobre esse corpo; (3) pensar e propor possibilidades políticas de resistência na escrita acadêmica e poética como enfrentamento a cistemas de poder-saber constituídos de forma interseccional. Para cumprir tais objetivos, neste trabalho de conclusão de curso, a autora propõe o movimento de escritas de cartas e bilhetes para o pretérito em diálogo com a sua produção artística feita durante o período de isolamento social articulando com conceitos chaves de análise para promover possibilidades de cura através da escrita acadêmica, em contraponto a produção de saberes que estabelecem colonialidades de saber-poder e que operam através de cistemas de produção de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractResumen : Este trabajo tiene como objetivo (1) promover un proceso de auto biografía proponiendo reflexiones políticas, académicas y existenciales sobre el cuerpo y la identidad de género, así como tejer reflexiones auto teóricas que atraviesen las producciones artísticas de esta estudiante de pedagogía; (2) analizar y conceptualizar los dispositivos de poder cisnormativo que ejercieron colonialidades sobre este cuerpo; (3) pensar y proponer posibilidades políticas de resistencia en la escritura académica y poética como confrontación a los sistemas de poder-saber constituidos interseccionalmente. Para cumplir con tales objetivos, en este trabajo final, la autora propone el movimiento de escribir cartas y notas al pasado en diálogo con su producción artística realizada durante el período de aislamiento social, articulándos e con conceptos claves de análisis para promover posibilidades de sanación a través de la escritura académica, en contrapunto a la producción de conocimiento que establece colonialidades de poder y opera a través de sistemas de producción de conocimiento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGenero - Educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.titleNo fio e na agulha me faço : (des)tecendo o gênero e (h) a cura através da escritapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples