• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    No fio e na agulha me faço : (des)tecendo o gênero e (h) a cura através da escrita

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LUCI A GUERRA TREVISAN.pdf (1.650Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Trevisan, Lucí A Guerra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivos (1) promover um processo de auto biografia propondo reflexões políticas, acadêmicas e existenciais sobre o corpo e a identidade de gênero, assim como tecer reflexões auto teóricas que atravessam as produções artísticas desta estudante de pedagogia; (2) analisar e conceituar os dispositivos de poder cisnormativos que exerceram colonialidades sobre esse corpo; (3) pensar e propor possibilidades políticas de resistência na escrita acadêmica e poética como enfrentamento a cistemas de poder-saber constituídos de forma interseccional. Para cumprir tais objetivos, neste trabalho de conclusão de curso, a autora propõe o movimento de escritas de cartas e bilhetes para o pretérito em diálogo com a sua produção artística feita durante o período de isolamento social articulando com conceitos chaves de análise para promover possibilidades de cura através da escrita acadêmica, em contraponto a produção de saberes que estabelecem colonialidades de saber-poder e que operam através de cistemas de produção de conhecimento.
     
    Resumen : Este trabajo tiene como objetivo (1) promover un proceso de auto biografía proponiendo reflexiones políticas, académicas y existenciales sobre el cuerpo y la identidad de género, así como tejer reflexiones auto teóricas que atraviesen las producciones artísticas de esta estudiante de pedagogía; (2) analizar y conceptualizar los dispositivos de poder cisnormativo que ejercieron colonialidades sobre este cuerpo; (3) pensar y proponer posibilidades políticas de resistencia en la escritura académica y poética como confrontación a los sistemas de poder-saber constituidos interseccionalmente. Para cumplir con tales objetivos, en este trabajo final, la autora propone el movimiento de escribir cartas y notas al pasado en diálogo con su producción artística realizada durante el período de aislamiento social, articulándos e con conceptos claves de análisis para promover posibilidades de sanación a través de la escritura académica, en contrapunto a la producción de conocimiento que establece colonialidades de poder y opera a través de sistemas de producción de conocimiento.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85472
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV