dc.contributor.advisor | Barbosa, Renata Peres, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Sypczuk, Alexandra Rubian da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:19:04Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T19:19:04Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85462 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Renata Peres Barbosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 41 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso pretendeu elucidar o conhecimento por parte dos professores e pedagogos do ensino público do estado do Paraná, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os seus sujeitos na elaboração do Ensino Médio em nosso Estado. Usando como metodologia e ferramenta qualitativa um questionário feito no google formulário, com perguntas abertas e fechadas sobre a percepção dos docentes e pedagogos sobre o tema, e com referenciais bibliográficos (KRAMER, 1997; LOPES, 2018; MOREIRA E SILVA, 1994; SILVA, 2018; BARBOSA, 2021; FARIA E SILVA, 2019, SILVA, 2019; CAETANO, 2019; AGUIAR, 2018), a fim de fundamentar cientificamente as problemáticas aqui destacadas. A literatura vêm demonstrando que a base possui um caráter prescritivo e impositivo, demonstrando que o processo hegemônico na formação de um currículo comum nacional pode aparentar boas intenções, mas oculta no processo os interesses mercantis de uma sociedade calcada no poder econômico, massificando o saber com o objetivo de formar os estudantes para o mercado de trabalho, sem o preparo intelectual esperado, desta forma privilegiando as classes mais abastadas que podem ter o acesso à educação privada e diferenciada. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a elaboração do BNCC do ensino médio : a voz de professores do estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |