Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Renata Peres, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSypczuk, Alexandra Rubian da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:19:04Z
dc.date.available2024-08-08T19:19:04Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85462
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Renata Peres Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 41pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso pretendeu elucidar o conhecimento por parte dos professores e pedagogos do ensino público do estado do Paraná, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os seus sujeitos na elaboração do Ensino Médio em nosso Estado. Usando como metodologia e ferramenta qualitativa um questionário feito no google formulário, com perguntas abertas e fechadas sobre a percepção dos docentes e pedagogos sobre o tema, e com referenciais bibliográficos (KRAMER, 1997; LOPES, 2018; MOREIRA E SILVA, 1994; SILVA, 2018; BARBOSA, 2021; FARIA E SILVA, 2019, SILVA, 2019; CAETANO, 2019; AGUIAR, 2018), a fim de fundamentar cientificamente as problemáticas aqui destacadas. A literatura vêm demonstrando que a base possui um caráter prescritivo e impositivo, demonstrando que o processo hegemônico na formação de um currículo comum nacional pode aparentar boas intenções, mas oculta no processo os interesses mercantis de uma sociedade calcada no poder econômico, massificando o saber com o objetivo de formar os estudantes para o mercado de trabalho, sem o preparo intelectual esperado, desta forma privilegiando as classes mais abastadas que podem ter o acesso à educação privada e diferenciada.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Paranápt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleReflexões sobre a elaboração do BNCC do ensino médio : a voz de professores do estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples