Reflexões sobre a elaboração do BNCC do ensino médio : a voz de professores do estado do Paraná
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Data
2022Autor
Sypczuk, Alexandra Rubian da Silva
Metadata
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Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso pretendeu elucidar o conhecimento por parte dos professores e pedagogos do ensino público do estado do Paraná, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os seus sujeitos na elaboração do Ensino Médio em nosso Estado. Usando como metodologia e ferramenta qualitativa um questionário feito no google formulário, com perguntas abertas e fechadas sobre a percepção dos docentes e pedagogos sobre o tema, e com referenciais bibliográficos (KRAMER, 1997; LOPES, 2018; MOREIRA E SILVA, 1994; SILVA, 2018; BARBOSA, 2021; FARIA E SILVA, 2019, SILVA, 2019; CAETANO, 2019; AGUIAR, 2018), a fim de fundamentar cientificamente as problemáticas aqui destacadas. A literatura vêm demonstrando que a base possui um caráter prescritivo e impositivo, demonstrando que o processo hegemônico na formação de um currículo comum nacional pode aparentar boas intenções, mas oculta no processo os interesses mercantis de uma sociedade calcada no poder econômico, massificando o saber com o objetivo de formar os estudantes para o mercado de trabalho, sem o preparo intelectual esperado, desta forma privilegiando as classes mais abastadas que podem ter o acesso à educação privada e diferenciada.
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- Pedagogia [616]