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dc.contributor.advisorKutzke, Alexander Robert, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicadapt_BR
dc.creatorPinto, Camila Scottipt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T13:35:33Z
dc.date.available2023-12-15T13:35:33Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85453
dc.descriptionOrientador: Alexander Robert Kutzkept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 22-23.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Recentemente, tem havido um aumento no uso de ferramentas de data mining na extraçao de informações relevantes de bases de dado educacionais, sendo que tal processo recebe o nome de Educational Data Mining. Considerando a grande incidência de evasão nas universidades públicas brasileiras, existe uma grande importˆancia na identificação precoce de alunos que possu'issem um risco de evasão. Tendo em vista o grande efeito de reprovações no aumento da probabilidade de evasão, este artigo traz a comparação de diferentes abordagens na identificação de alunos que possuem o maior risco de reprovar em determinada disciplina. Os seguintes métodos foram implementados em uma base real de alunos da UFPR: Support Vector Machines, Redes Neurais Profundas e Random Forests. Todos os algoritmos foram testados em uma base contendo unicamente os dados de histórico acadêmico e outra contendo os dados de histórico e dados socioeconômicos a fim de identificar as vari'aveis de maior relevância para o aumento no risco de reprovação. De todos os métodos mostrados, o Random Forest utilizando dados de histórico escolar e dados socioeconômicos mostrou a melhor performance para o problema apresentado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectDesempenho - Educaçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.titleAlgoritmo de predição de desempenho de alunos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas baseado no histórico acadêmico e dados sociodemográficospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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