A importância da literatura e da contação de histórias na educação infantil : sobre a tematização ou não de morte e gênero no cotidiano pedagógico
Resumo
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em uma observação e análise sobre a importância da literatura e contação de histórias na Educação Infantil, com o intuito de verificar se as questões como morte e gênero, considerados temas tabus/complexos pela sociedade estão presentes na leitura e literatura partilhadas com crianças pequenas e quando não são abordados, entender quais são os pretextos apresentados pelas professoras/educadoras em não abordá-los. Nessa pesquisa, realizamos um breve percurso sobre a história da literatura infantilno mundo, como ela se constituiu no Brasil, como se estabeleceu a inclusão de livros literários nas instituições educacionais infantis e quais foram os programas governamentais que se instituíram ao longo dos anos. A metodologia escolhida foi um estudo de caso em um CMEI na cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba/PR, onde as pesquisadoras acompanharam como ocorria o momento da leitura, quais as histórias compartilhadas e como era a participação das crianças durante a mediação das professoras/educadoras que trabalhavam coma literatura infantil. Entendemos que a literatura tem um papel fundamental na construção do imaginário e que a maneira como ela é desenvolvida nos primeiros anos da infância é crucial para formar um sujeito-leitor. Para fundamentar essapesquisa, utilizaremos principalmente, os conhecimentos dos seguintes estudiosos: Coelho (2000), Copes e Saveli (2007), Cordeiro (2018), Corsino (2014), Debus(2006), Kirchof e Bonin (2016), Kramer e Barbosa (2016), Lajolo e Zilberman (2007)
Collections
- Pedagogia [455]