• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da literatura e da contação de histórias na educação infantil : sobre a tematização ou não de morte e gênero no cotidiano pedagógico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ANDREIA_SCHMIDT.pdf (1.185Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Schmidt, Andréia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em uma observação e análise sobre a importância da literatura e contação de histórias na Educação Infantil, com o intuito de verificar se as questões como morte e gênero, considerados temas tabus/complexos pela sociedade estão presentes na leitura e literatura partilhadas com crianças pequenas e quando não são abordados, entender quais são os pretextos apresentados pelas professoras/educadoras em não abordá-los. Nessa pesquisa, realizamos um breve percurso sobre a história da literatura infantilno mundo, como ela se constituiu no Brasil, como se estabeleceu a inclusão de livros literários nas instituições educacionais infantis e quais foram os programas governamentais que se instituíram ao longo dos anos. A metodologia escolhida foi um estudo de caso em um CMEI na cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba/PR, onde as pesquisadoras acompanharam como ocorria o momento da leitura, quais as histórias compartilhadas e como era a participação das crianças durante a mediação das professoras/educadoras que trabalhavam coma literatura infantil. Entendemos que a literatura tem um papel fundamental na construção do imaginário e que a maneira como ela é desenvolvida nos primeiros anos da infância é crucial para formar um sujeito-leitor. Para fundamentar essapesquisa, utilizaremos principalmente, os conhecimentos dos seguintes estudiosos: Coelho (2000), Copes e Saveli (2007), Cordeiro (2018), Corsino (2014), Debus(2006), Kirchof e Bonin (2016), Kramer e Barbosa (2016), Lajolo e Zilberman (2007)
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85439
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV