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dc.contributorAndrade, Karina Eufrásiopt_BR
dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSchmidt, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T18:43:22Z
dc.date.available2023-12-05T18:43:22Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85439
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Catarina Moropt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em uma observação e análise sobre a importância da literatura e contação de histórias na Educação Infantil, com o intuito de verificar se as questões como morte e gênero, considerados temas tabus/complexos pela sociedade estão presentes na leitura e literatura partilhadas com crianças pequenas e quando não são abordados, entender quais são os pretextos apresentados pelas professoras/educadoras em não abordá-los. Nessa pesquisa, realizamos um breve percurso sobre a história da literatura infantilno mundo, como ela se constituiu no Brasil, como se estabeleceu a inclusão de livros literários nas instituições educacionais infantis e quais foram os programas governamentais que se instituíram ao longo dos anos. A metodologia escolhida foi um estudo de caso em um CMEI na cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba/PR, onde as pesquisadoras acompanharam como ocorria o momento da leitura, quais as histórias compartilhadas e como era a participação das crianças durante a mediação das professoras/educadoras que trabalhavam coma literatura infantil. Entendemos que a literatura tem um papel fundamental na construção do imaginário e que a maneira como ela é desenvolvida nos primeiros anos da infância é crucial para formar um sujeito-leitor. Para fundamentar essapesquisa, utilizaremos principalmente, os conhecimentos dos seguintes estudiosos: Coelho (2000), Copes e Saveli (2007), Cordeiro (2018), Corsino (2014), Debus(2006), Kirchof e Bonin (2016), Kramer e Barbosa (2016), Lajolo e Zilberman (2007)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectArte de contar historiaspt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleA importância da literatura e da contação de histórias na educação infantil : sobre a tematização ou não de morte e gênero no cotidiano pedagógicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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