dc.contributor.advisor | Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Jackiw, Elizandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T17:51:02Z | |
dc.date.available | 2023-12-22T17:51:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85402 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Sônia Maria Chaves Haracemiv | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 184-194 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A tese tem como tema de investigação a metacognição e a formação docente na modalidade a distância. Dados do Censo da Educação Superior apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2019) indicam que entre os anos de 2009 e 2019 houve uma expansão significativa de cursos de licenciatura ofertados na modalidade a distância no Brasil. Diante desta realidade, há que se pensar sobre os processos de aprendizagem deste adulto-aprendiz que se coloca em formação inicial docente. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem dos/as acadêmicos/as de um curso de formação inicial docente na modalidade a distância, sob a perspectiva da metacognição. O referencial teórico se fundamenta nas perspectivas epistemológicas da teoria cognitivista de aprendizagem de Maturana (1995, 1997, 2001) e Maturana e Varela (1995, 2003) e nos estudos sobre a Metacognição em Flavell (1979, 1985), Mayor, Suengas e Marques (1995), Burón (1997), Mateos (2001) e Portilho (2004, 2011). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva com base na fenomenologia-hermenêutica. A investigação empírica foi realizada com 15 egressas do curso de Pedagogia EaD-Turma 2016, ofertado pela Universidade Federal do Paraná. A coleta de dados se deu por meio dos seguintes instrumentos: planilhas de acompanhamento acadêmico das participantes da pesquisa nas disciplinas do Núcleo Curricular "Fundamentos do Trabalho Pedagógico" e três questionário, sendo o primeiro relativo aos hábitos de estudos à distância, o segundo referente ao "Questionário de Avaliação Metacognitivo para adultos" (PORTILHO, 2011) e o terceiro atinente à autorreflexão de aprendizagem. O lócus da pesquisa foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela referida turma e o GoogleMeet como espaço virtual para videoconferência. Para a análise e interpretação de dados foram utilizadas as fases do método fenomenológico-hermenêutico, ou seja, a análise temática e método de redução, reflexão e interpretação das experiências vividas pelas participantes. Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que a formação inicial de professores na modalidade a distância potencializa processos metacognitivos, à medida que os/as estudantes necessitam estabelecer modos diferentes de aprendizagem devido às especificidades da própria modalidade educativa: A organização do ambiente físico de aprendizagem à distância, o gerenciamento do tempo, a interação com o conteúdo de aprendizagem, a partir de recursos tecnológicos, e a tomada de consciência sobre as qualidades pessoais se mostraram fundamentais para que o/a estudante da modalidade EaD potencialize o aprender a aprender, ou seja, a metacognição. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The thesis has as its research theme metacognition and teacher training in the distance modality. Data from the Census of Higher Education presented by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP, 2019) indicate that between the years 2009 and 2019 there was a significant expansion of degree courses offered in the distance learning modality in Brazil. Given this reality, it is necessary to think about the learning processes of this adult-learner who is in initial teacher training. In this sense, the research aims to understand the learning process of the students of an initial teacher training course in distance learning modality, from the perspective of metacognition. The theoretical framework is based on the epistemological perspectives of the cognitivist theory of learning of Maturana (1995, 1997, 2001) and Maturana and Varela (1995, 2003) and the studies on metacognition in Flavell (1979, 1985), Mayor, Suengas and Marques (1995), Burón (1997), Mateos (2001) and Portilho (2004, 2011). The research is qualitative in nature, of exploratory-descriptive type based on phenomenologyhermeneutics. The empirical investigation was carried out with 15 egresses from the course of EaD Pedagogy - Class of 2016, offered by the Federal University of Paraná. Data were collected through the following instruments: spreadsheets of academic monitoring of the research participants in the disciplines of the Curriculum Core "Foundations of Pedagogical Work" and three questionnaires, the first concerning the habits of distance studies, the second referring to the "Metacognitive Assessment Questionnaire for adults" (PORTILHO, 2011) and the third concerning self-reflection on learning. The locus of the research was the Virtual Learning Environment used by that class and GoogleMeet as a virtual space for videoconferencing. For the analysis and interpretation of data, the phases of the phenomenological-hermeneutic method were used, that is, the thematic analysis and reduction method, reflection and interpretation of the experiences lived by the participants. The results of the research allow us to defend the thesis that the initial formation of teachers in the distance learning modality strengthens metacognitive processes, as the students need to establish different learning modes due to the specificities of the educational modality itself: the organization of the physical environment of distance learning, the management of time, the interaction with the learning content, based on technological resources, and the awareness of personal qualities proved to be fundamental for the student of EaD modality to enhance learning to learn, that is, metacognition. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: La tesis tiene como tema de investigación la metacognición y la formación docente en la modalidad a distancia. Datos del Censo de Educación Superior presentado por el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anísio Teixeira (INEP, 2019) indican que entre los años 2009 y 2019 hubo una expansión significativa de los cursos de pregrado ofrecidos en la modalidad a distancia en Brasil. Ante esta realidad, es necesario pensar en los procesos de aprendizaje de este alumno-adulto que se encuentra en formación inicial docente. En este sentido, la investigación tiene como objetivo comprender el proceso de aprendizaje de los académicos de un curso de formación inicial docente en la modalidad a distancia, desde la perspectiva de la metacognición. El marco teórico se basa en las perspectivas epistemológicas de la teoría cognitivista del aprendizaje de Maturana (1995, 1997, 2001) y Maturana y Varela (1995, 2003) y estudios sobre metacognición en Flavell (1979, 1985), Mayor, Suengas y Marques (1995), Burón (1997), Mateos (2001) y Portilho (2004, 2011). La investigación es de naturaleza cualitativa, de tipo exploratorio-descriptivo basado en la fenomenología-hermenéutica. La investigación empírica se realizó con 15 egresados del curso de Pedagogía EaD - Clase de 2016, ofrecido por la Universidad Federal de Paraná. La recolección de datos ocurrió a través de los siguientes instrumentos: planillas de seguimiento académico de los participantes de la investigación en las disciplinas del Núcleo Curricular "Fundamentos del Trabajo Pedagógico" y tres cuestionarios, el primero relacionado con los hábitos de estudios a distancia, el segundo referente al "Cuestionario de Evaluación Metacognitiva para adultos" (PORTILHO, 2011) y el tercero concerniente a la autorreflexión del aprendizaje. El locus de la investigación fue el Entorno Virtual de Aprendizaje utilizado por esa clase y GoogleMeet como espacio virtual para videoconferencias. Para el análisis e interpretación de los datos se utilizaron las fases del método fenomenológico-hermenéutico, es decir, el método de análisis y reducción temática, reflexión e interpretación de las experiencias vividas por los participantes. Los resultados de la investigación permiten defender la tesis de que la formación inicial de los profesores en la modalidad de educación a distancia fortalece los procesos metacognitivos, ya que los alumnos necesitan establecer diferentes formas de aprender debido a las especificidades de la propia modalidad educativa: la organización del ambiente físico de aprendizaje a distancia, la gestión del tiempo, la interacción con el contenido de aprendizaje, a partir de recursos tecnológicos, y la conciencia sobre las cualidades personales fueron fundamentales para que el alumno de la modalidad EaD potencie el aprender a aprender, o sea, la metacognición. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância - Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação docente na modalidade a distância : aprendizagem e processos metacognitivos | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |