Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPont, Karina Rousseng Dal, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFrançoso, Isaiane Caroline dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T13:06:16Z
dc.date.available2023-11-27T13:06:16Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85235
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Karina Rousseng Dal Pontpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar o papel da literatura infantil na construção de práticas pedagógicas que produzam significados no imaginário infantil sobre senso de pertencimento e responsabilidade com o meio ambiente. A partir de um olhar sensível para as relações que hoje se estabelecem entre ser humano e natureza, problematiza-se como a literatura infantil pode possibilitar o estabelecimento de condições para que as crianças de 4 a 5 anos possam ter momentos de envolvimento com a natureza nas instituições de Educação Infantil. Os conceitos de Marcos Reigota, Felix Guattari, Gilka Girardello, Lea Tiriba e Angela Coutinho foram utilizados para enriquecer as discussões deste trabalho, dialogando com a análise da presença da Educação Ambiental nos textos legislativos e nos documentos norteadores, aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), que orientam o currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. A metodologia escolhida foi o estudo de campo com enfoque qualitativo pautado pela observação participante. Como ferramentas de produção de dados utilizou-se a produção de imagens, planejamento e execução de duas oficinas pedagógicas, a produção das crianças durante a execução das oficinas pedagógicas, anotações no diário de campo, fotos e gravação de voz, dessa forma, apresenta-se as análises da pesquisa através da descrição dos diálogos e vivências que ocorreram durantes os dias de observação e oficinas. As crianças participantes e protagonistas deste estudo estabeleceram uma relação sensível com a natureza, ressignificando os modos de estar no mundo e pensar sobre ele, através das oficinas, da obra de literatura para a infância e do contato com o ambiente natural mediado pela imaginaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This course conclusion work seeks to investigate the role of children's literature in the construction of pedagogical practices that produce meanings in the children's imagination about a sense of belonging and responsibility towards the environment. From a sensitive look at the relationships that are established today between human beings and nature, it is discussed how children's literature enables the establishment of conditions so that children aged 4 to 5 years can have moments of involvement with nature in institutions of Early Childhood Education. The concepts of Marcos Reigota, Felix Guattari, Gilka Girardello, Lea Tiriba and Angela Coutinho were used to enrich the discussions of this work, dialoguing with the analysis of the presence of Environmental Education in legislative texts and guiding documents, approved by the Ministry of Education (MEC ), which guide the curriculum and pedagogical practice in Early Childhood Education. The chosen methodology was a field study with a qualitative focus guided by participant observation. As data production tools, the production of images, planning and execution of two pedagogical workshops were used, the production of children during the execution of the pedagogical workshops, notes in the field diary, photos and voice recording, in this way, if the analysis of the research through the description of the dialogues and experiences that took place during the days of observation and workshops. The participating children and protagonists of this study established a sensitive relationship with nature, giving new meaning to the ways of being in the world and thinking about it, through workshops, literature for children and contact with the natural environment mediated by imaginationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA criança, a natureza e a literatura infantil : aproximações e encantamentospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples