dc.contributor | Silva, Karine Rodrigues da | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Baiersdorf, Márcia, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Limeira, Isabela Caldeira Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T15:21:20Z | |
dc.date.available | 2023-11-27T15:21:20Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85233 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Márcia Baiersdorf | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho buscou responder algumas questões que foram condutoras da investigação de definir o que é a Educação Integral a partir da construção histórica do conceito, tomando como referência diferentes contextos, tempos e espaços e suas concepções de educação. Apresentamos um histórico da educação pública no Brasil e os movimentos em direção ao que hoje se entende como Educação Integral desde o seu surgimento na escola e nas políticas públicas até os Programas Federais "Mais Educação" (PME) e "Novo Mais Educação" (PNME). A metodologia utilizada foi análise documental, análise do discurso dos documentos oficiais orientadores dos programas e revisão de literatura para análise da construção do conceito de Educação Integral. Buscou-se analisar os Programas a partir de sua estrutura de organização e o diálogo de seus documentos com os pressupostos da Educação Integral, com o objetivo de comparar suas continuidades e rupturas, bem como se suas propostas ofereciam de fato uma educação na perspectiva integral. A partir da análise documental, concluímos que, apesar de preservar o nome do PME, o PNME não pode ser considerado uma iniciativa de continuidade de uma educação pública na perspectiva da educação integra | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Educação integral - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Brasil | pt_BR |
dc.title | Educação integral sob a noção de cultura à retomada do debate nacional : comparativo entre os programas Mais Educação e Novo Mais Educação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |