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dc.contributorSilva, Karine Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.advisorBaiersdorf, Márcia, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLimeira, Isabela Caldeira Nunespt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T15:21:20Z
dc.date.available2023-11-27T15:21:20Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85233
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª. Márcia Baiersdorfpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho buscou responder algumas questões que foram condutoras da investigação de definir o que é a Educação Integral a partir da construção histórica do conceito, tomando como referência diferentes contextos, tempos e espaços e suas concepções de educação. Apresentamos um histórico da educação pública no Brasil e os movimentos em direção ao que hoje se entende como Educação Integral desde o seu surgimento na escola e nas políticas públicas até os Programas Federais "Mais Educação" (PME) e "Novo Mais Educação" (PNME). A metodologia utilizada foi análise documental, análise do discurso dos documentos oficiais orientadores dos programas e revisão de literatura para análise da construção do conceito de Educação Integral. Buscou-se analisar os Programas a partir de sua estrutura de organização e o diálogo de seus documentos com os pressupostos da Educação Integral, com o objetivo de comparar suas continuidades e rupturas, bem como se suas propostas ofereciam de fato uma educação na perspectiva integral. A partir da análise documental, concluímos que, apesar de preservar o nome do PME, o PNME não pode ser considerado uma iniciativa de continuidade de uma educação pública na perspectiva da educação integrapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação integral - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Brasilpt_BR
dc.titleEducação integral sob a noção de cultura à retomada do debate nacional : comparativo entre os programas Mais Educação e Novo Mais Educaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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