• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação integral sob a noção de cultura à retomada do debate nacional : comparativo entre os programas Mais Educação e Novo Mais Educação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ISABELA_CALDEIRA_NUNES_LIMEIRA.pdf (502.0Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Limeira, Isabela Caldeira Nunes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho buscou responder algumas questões que foram condutoras da investigação de definir o que é a Educação Integral a partir da construção histórica do conceito, tomando como referência diferentes contextos, tempos e espaços e suas concepções de educação. Apresentamos um histórico da educação pública no Brasil e os movimentos em direção ao que hoje se entende como Educação Integral desde o seu surgimento na escola e nas políticas públicas até os Programas Federais "Mais Educação" (PME) e "Novo Mais Educação" (PNME). A metodologia utilizada foi análise documental, análise do discurso dos documentos oficiais orientadores dos programas e revisão de literatura para análise da construção do conceito de Educação Integral. Buscou-se analisar os Programas a partir de sua estrutura de organização e o diálogo de seus documentos com os pressupostos da Educação Integral, com o objetivo de comparar suas continuidades e rupturas, bem como se suas propostas ofereciam de fato uma educação na perspectiva integral. A partir da análise documental, concluímos que, apesar de preservar o nome do PME, o PNME não pode ser considerado uma iniciativa de continuidade de uma educação pública na perspectiva da educação integra
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85233
    Collections
    • Pedagogia [616]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV