Além da história : romances de José Saramago que reparam nos cantos e recantos da vida
Resumo
Resumo: Este trabalho investiga o enquadramento de quatro romances de José Saramago (1922-2010) que referem acontecimentos da História de Portugal ao estatuto de romance histórico: Levantado do chão (1980), Memorial do convento (1982), O ano da morte de Ricardo Reis (1984) e História do cerco de Lisboa (1989). Com o objetivo de descolar tal rótulo destas obras, a tese propõe evidenciar a estratégia utilizada pelo romancista para reverberar no texto literário - por meio da instância narrativa e das personagens - sua visão do mundo. Para tanto, abordam-se tais textos, em capítulos distintos, a partir da maneira como o narrador conduz o enredo, ou seja, considerando apenas o que esta voz destaca e o modo como o faz. Nesse passo, surgem Sara da Conceição e João Mau-Tempo, de Levantado do Chão; Raimundo, de História do cerco de Lisboa; Bartolomeu, Baltasar e Blimunda, de Memorial do convento; e Ricardo Reis, de O ano da morte de Ricardo Reis. Estas personagens são aproximadas do leitor por um narrador cuja mirada corresponde aos sentimentos de indulgência, simpatia, piedade e tolerância. Como resultado da análise, tem-se que, por meio da instância narrativa, José Saramago desvela os movimentos que fazem as pessoas nas relações que mantêm entre si e com a sociedade em que vivem, impulsionadas por esperança e vontade, cada uma fazendo-o de maneira singular. Esta dinâmica, que individualiza a existência, encontra limites no tempo e na morte. Para desnudar tal percepção, o romancista ilumina os cantos e recantos da vida em que Sara da Conceição e João Mau-Tempo transitam entre a violência e a esperança, apesar de presos ao chão do latifúndio; que podem ser o quarto do revisor de textos Raimundo, o qual se descobre por baixo da tinta que usa para disfarçar os cabelos brancos, ao mesmo tempo em que se percebe cidadão de uma Lisboa contemporânea que traz em si, como parte inseparável, o passado de convivência entre portugueses e mouros; onde Bartolomeu, Baltasar e Blimunda constroem uma arca que voa movida a vontades, feito que os registra na memória dos que permanecem sobre a terra e, assim, seguem vivos; e nos quais Ricardo Reis dá-se conta de que não lhe é permitido apenas ser contemplador do espetáculo do mundo, pois, só de pensar nesta hipótese, já se torna protagonista em seu próprio palco e experimenta um dos fortes sentimentos da condição humana, que é a solidão, embora não consiga alterar esta situação se entregando inteiramente às relações afetivas com as pessoas que o cercam. Conclui-se que os eventos históricos mencionados nesses romances, apesar de receberem algum tratamento por parte do escritor, servem para situar as personagens no tempo e espaço em que vivem, o que confere à História caráter instrumental em relação à Literatura, e não o contrário, como reivindicado pelo estatuto do romance histórico, quer clássico, quer pós-moderno, aos quais correspondem, respectivamente, um projeto de resgate do passado como condicionante do presente ou de revisitação crítica, e que, portanto, é possível problematizar o adjetivo histórico lhes atribuído. Abstract: This work investigates the framework of four novels by José Saramago (1922- 2010) that refer events in the History of Portugal to the status of historical novels: Raised from the ground (1980), Memorial of the convent (1982), The year of the death of Ricardo Reis (1984) and History of the siege of Lisbon (1989). With the aim of detaching this label from these works, the thesis proposes to highlight the strategy used by the novelist to reverberate in the literary text - through the narrative instance and the characters - his vision of the world. Therefore, these texts are approached, in different chapters, from the way the narrator conducts the plot, that is, considering only what this voice highlights and the way in which it does so. In this step, Sara da Conceição and João Mau-Tempo, from Raised from the ground; Raimundo from History of the Siege of Lisbon, Bartolomeu, Baltasar and Blimunda from Memorial of the convent; and Ricardo Reis from The year of the death of Ricardo Reis. These characters are brought closer to the reader by a narrator whose gaze corresponds to feelings of indulgence, sympathy, pity and tolerance. As a result of the analysis, José Saramago reveals, through the narrative instance, the movements that people make in the relationships they maintain with each other and with the society in which they live, driven by hope and will, each one doing it in a unique way. This dynamic, which individualizes existence, finds limits in time and death. To lay bare this perception, the novelist illuminates the nooks and crannies of life in which Sara da Conceição and João Mau-Tempo move between violence and hope, despite being tied to the land; which could be Raimundo's proofreader's room, which one discovers beneath the dye he uses to disguise his gray hair, at the same time as he perceives himself as a citizen of a contemporary Lisbon that carries in itself, as an inseparable part, the past coexistence between the Portuguese and the Moors; where Bartolomeu, Baltasar and Blimunda build an ark that flies at will, a feat that registers them in the memory of those who remain on earth and, thus, remain alive; and in which Ricardo Reis realizes that he is not allowed to just be a spectator of the world's spectacle, because, just thinking about this hypothesis, he already becomes a protagonist on his own stage and experiences one of the strong feelings of the human condition, which it is loneliness, although he cannot change this situation by giving himself entirely to affective relationships with the people around him. It is concluded that the historical events mentioned in these novels, despite receiving some treatment from the writer, serve to place the characters in the time and space in which they live, which gives History an instrumental character in relation to Literature, and not the opposite, as claimed by the statute of the historical novel, whether classic or postmodern, to which corresponds, respectively, a project of rescuing the past as a conditioning of the present or of critical revisitation, and that, therefore, it is possible to problematize the historical adjective of these novels.
Collections
- Teses [225]