Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Ronaldo
dc.contributor.authorQueluz, Marilda
dc.date.accessioned2023-11-23T13:39:51Z
dc.date.available2023-11-23T13:39:51Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.identifier.isbn978-65-5458-216-2
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85123
dc.description.abstractAs conversas e discussões realizadas no ano de 2022 acerca do tema Design e Educação evidenciaram que aprender e ensinar são práticas imbricadas, coletivas e individuais. Situando o design como uma área interdisciplinar, nossos estudos reiteraram a urgência de problematizar a separação entre teoria e prática, rever o “mito” e o “fantasma” do mercado, transformar a sociedade de modo mais igualitário e democrático. Projetar não é uma atividade neutra, não é um ato exclusivo de designers, é um processo dialógico que envolve pessoas e coisas de uma dada comunidade, valores sociais, contextos econômicos e políticos, em um determinado tempo e espaço, constituídos historicamente. O design produz e é produzido por conceitos, artefatos, corpos, subjetividades. Os textos que compõem este volume insistem na relação ensino-aprendizagem como um ato político, situado, com ênfase nas trocas, nos compartilhamentos, na construção coletiva e democrática do conhecimento, colocando-nos como sujeitos e sujeitas da história. É possível perceber a proximidade com as propostas de Paulo Freire na busca da intersubjetividade, da escuta ativa e amorosa, do diálogo, da atuação nas diferentes realidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipGrupo de Pesquisa em Design e Cultura - PPGTE-UTFPR Grupo de Pesquisa em Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais _ PPGDesign-UFPRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFPRpt_BR
dc.relation.ispartofseriesvolume 1;n° 2
dc.subjectDesign e Culturapt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS::Human communicationpt_BR
dc.subjectEstudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTSpt_BR
dc.subjectEstudos em Design e Culturapt_BR
dc.subjectEdução em Designpt_BR
dc.titleDesign & Cultura.pt_BR
dc.title.alternativeeducação como prática de transgressãopt_BR
dc.typePeriodicpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples