Design & Cultura.
Resumo
As conversas e discussões realizadas no ano de 2022 acerca do tema Design e Educação evidenciaram que aprender e ensinar são práticas imbricadas, coletivas e individuais. Situando o design como uma área interdisciplinar, nossos estudos reiteraram a urgência de problematizar a separação entre teoria e prática, rever o “mito” e o “fantasma” do mercado, transformar a sociedade de modo mais igualitário e democrático. Projetar não é uma atividade neutra, não é um ato exclusivo de designers, é um processo dialógico que envolve pessoas e coisas de uma dada comunidade, valores sociais, contextos econômicos e políticos, em um determinado tempo e espaço, constituídos historicamente. O design produz e é produzido por conceitos, artefatos, corpos, subjetividades. Os textos que compõem este volume insistem na relação ensino-aprendizagem como um ato político, situado, com ênfase nas trocas, nos compartilhamentos, na construção coletiva e democrática do conhecimento, colocando-nos como sujeitos e sujeitas da história. É possível perceber a proximidade com as propostas de Paulo Freire na busca da intersubjetividade, da escuta ativa e amorosa, do diálogo, da atuação nas diferentes realidades.
Collections
- Texto [21]