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dc.contributor.advisorGuimarães, Orliney Maciel, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorOliveira, Silvaney dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T17:46:07Z
dc.date.available2023-12-22T17:46:07Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84955
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Orliney Maciel Guimarãespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 287-298pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa objetiva compreender como se caracteriza a relação com o saber de professores de Química do Ensino Médio em diferentes etapas da carreira profissional. Para isto, tomou como base as experiências profissionais e os processos que perpassam o desenvolvimento da sua função docente. Com o propósito de alcançar o objetivo, foram empregados os fundamentos teóricos provenientes da teoria da Relação com o Saber desenvolvida por Bernard Charlot (2000), dos estudos sobre os Saberes Docentes de Shulman (1986), Gauthier et al. (2013) e Tardif (2020), bem como das pesquisas sobre os Ciclos de Carreira Docente de Huberman (2000). O corpus analisado resulta de uma pesquisa qualitativa e foi constituído a partir de dois instrumentos metodológicos: questionário e entrevista semiestruturada, trabalhados com 10 (dez) professores de Química do Ensino Médio em diferentes etapas da carreira profissional. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as contribuições da Matriz M(P) de Arruda, Lima e Passos (2011) e da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). A análise realizada centrou-se nos saberes mobilizados pelos professores na sua prática docente em função do tempo de carreira profissional. Os resultados revelam que os professores mobilizam seus saberes para gerenciar o ensino em sala de aula, por meio de estratégias didáticas que buscam enfatizar a importância do conhecimento químico, ao mesmo tempo em que procuram problematizá-lo e contextualizá-lo. Contudo, a adoção de determinadas práticas é limitada pelas condições estruturais e materiais das escolas, especialmente o uso da experimentação. Além disso, os professores valorizam o bom relacionamento com os estudantes e atribuem aos saberes experienciais a base a partir da qual eles encontram o ponto de legitimação para organização de sua prática em sala de aula. No que se refere às relações com o saber dos professores em diferentes momentos de suas trajetórias profissionais, observa-se que essas relações variam com o tempo de carreira de forma idiossincrática, de maneira única e individual para cada professor, sendo marcadas por fatores pessoais e contextuais específicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand how the relationship with knowledge is characterized among high school chemistry teachers at different stages of their professional careers. For this purpose, their professional experiences and the processes that underlie the development of their teaching function were taken as a basis. In order to achieve the objective, theoretical contributions from Bernard Charlot's Theory of Relationship with Knowledge (2000), Shulman's (1986), Gauthier et al.'s (2013) and Tardifs (2020) work research on Teacher Knowledge, as well as studies on Huberman's (2000) Teacher Career Cycles were used. The analyzed corpus resulted from qualitative research and was constituted from two methodological instruments: a questionnaire and a semistructured interview, applied to 10 (ten) high school chemistry teachers at different stages of their professional careers. The data was analyzed using the Matrix M(P) developed by Arruda, Lima, and Passos (2011), and the Discursive Textual Analysis method developed by Moraes and Galiazzi (2007). This analysis focuses on the knowledge mobilized by teachers in their teaching practice according to their professional career time. The study reveals that teachers mobilize their knowledge to manage teaching in the classroom using didactic strategies that emphasize the importance of chemical knowledge while also problematizing and contextualizing it. However, the adoption of certain practices is limited by the structural and material conditions of the schools, especially regarding the use of experimentation. Furthermore, teachers value a good relationship with students and attribute to experimental knowledge the foundation from which they find the point of validation for organizing their classroom practice. Regarding the teachers' relationships with knowledge at different stages of their professional trajectories, it is observed that these relationships vary over time in an idiosyncratic manner, uniquely and individually for each teacher, and are influenced by specific personal and contextual factors.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo se caracteriza la relación con el saber de profesores de Química de ensenanza media en diferentes etapas de su carrera profesional. Para ello, se basó en las experiencias profesionales y los procesos que atraviesan el desarrollo de su función docente. Con el propósito de alcanzar el objetivo, se utilizaron los fundamentos teóricos provenientes de la teoría de la Relación con el Saber desarrollada por Bernard Charlot (2000), los Saberes Docentes de Shulman (1986), Gauthier et al. (2013) y Tardif (2020), así como las investigaciones sobre los Ciclos de Carrera Docente de Huberman (2000). El corpus analizado proviene de una investigación cualitativa y fue construido a partir de dos instrumentos metodológicos: cuestionario y entrevista semiestructurada, trabajados con 10 (diez) profesores de Química de ensenanza media en diferentes etapas de su carrera profesional. Para el tratamiento de los datos, se utilizaron las contribuciones de la Matriz M(P) de Arruda, Lima y Passos (2011) y del Análisis Textual Discursivo de Moraes y Galiazzi (2007). Este análisis se centra en el conocimiento movilizado por los profesores en su práctica docente según el tiempo de carrera profesional. El estudio revela que los profesores movilizan su conocimiento para gestionar la ensenanza en el aula mediante estrategias didácticas que enfatizan la importancia del conocimiento químico al mismo tiempo que lo problematizan y contextualizan. Sin embargo, la adopción de ciertas prácticas está limitada por las condiciones estructurales y materiales de las escuelas, especialmente en cuanto al uso de la experimentación. Además, los profesores valoran una buena relación con los estudiantes y atribuyen a los saberes experimentales la base a partir de la cual encuentran el punto de legitimación para organizar su práctica en el aula. En lo que respecta a las relaciones de los profesores con el saber en diferentes momentos de sus trayectorias profesionales, se observa que estas relaciones varían con el tiempo de carrera de manera idiosincrásica, única e individual para cada profesor, y están marcadas por factores personales y contextuales específicos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de química - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores - Condições de trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre as relações com o saber de professores de química no ensino médio em diferentes etapas da vida profissionalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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