Educação física na educação especial : um olhar etnometodólogico sobre as inter-relações entre a cultura corporal do movimento e o ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual
Resumo
Resumo: O objetivo dessa tese é desvendar possíveis inter-relações entre a Educação Física escolar e a Modalidade da Educação Especial (MEE) a partir do contexto do tema proposto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), decorrente da pandemia causada pelo COVID-19. Os caminhos metodológicos seguiram uma abordagem qualitativa dentro da etnometodologia e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada na cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil, em uma Escola de MEE, nos anos 2020 e 2021. A população participante foi composta por 22 estudantes, jovens e adultos com idades entre 16 e 59 anos e uma professora. Na discussão e análise dos dados, foi constatado que, sobre o acesso as aulas, 54% dos estudantes estavam inseridos nos grupos das aulas do ERE e recebiam as atividades pelo aplicativo e dos 46% restantes, apenas 22% buscaram na escola as atividades impressas. Mesmo com barreiras e desafios efetivou-se um canal de comunicação nos grupos de WhatsApp dos envolvidos, adequando-se ao espaço virtual escolar. Os estudantes e professores desenvolveram atividades corporais, técnicas e cognição para aprender habilidades digitais e utilizar pedagogicamente as redes sociais on-line. Observou-se que as aulas eram idealizadas através de um planejamento prático, com as ferramentas disponíveis, o que tornou o processo de ensino e aprendizagem a distância inovador para estes estudantes. Foi concluído que, sobre a Educação Física escolar para jovens e adultos com DI no ERE, os sentimentos vividos expressaram e perpassaram o corpo, gerando ações na prática que, por meio das linguagens, demonstram significado e aprendizagens, reconhecendo a cultura corporal do movimento como elemento articulador no processo que inter-relaciona a Educação Física na Educação Especial. Nota-se que as políticas que regulamentam o ensino por meio das TDICs, sejam ou não em contexto de ERE, demandam estrutura necessária com formação adequada aos envolvidos na prática pedagógica, para se propor e ministrar aulas on-line com acesso e segurança para estudantes com DI, preconizando a qualidade do ensino na modalidade Educação Especial. Abstract: The objective of this thesis is to reveal possible interrelationships between school physical education and the Special Education Modality (MEE) from the context in Emergency Remote Teaching (ERE) due to the pandemic caused by COVID-19. The methodological paths followed a qualitative approach within ethnomethodology and the content analysis technique was used. The research was carried out in the city of Curitiba, state of Paraná, Brazil, in School, at MEE, in the years 2020 and 2021. The participating population consisted of 22 students, young people, adults aged between 16 and 59 years, and a teacher. In the discussion and analysis of the data, it was found that, regarding access to classes, 54% of students were included in groups of ERE classes and received the activities through the app and of the remaining 46%, only 22% sought the printed activities at school. Even with barriers and challenges, a communication channel was created in the WhatsApp groups of those involved, adapting to the virtual school space. Students and teachers needed to develop activities with movements, techniques and cognition to learn digital skills and use online social media pedagogically. Observed that the classes were idealized through practical planning, with the available tools, which made the distance teaching and learning process innovative for these students. It was concluded that, regarding school Physical Education for young people and adults with ID in the ERE, the feelings experienced express and pervade the body, generating actions in practice, which, through language, demonstrate meaning and learning, recognizing the body culture of the movement as an articulating element in the process that interrelates physical education in special education. It is noted that the policies that regulate teaching through TDICs, whether or not in an ERE context, require a necessary structure with adequate training for those involved in pedagogical practice, to propose and teach online classes with access and security for students with ID, advocating the quality of teaching in the special education modality.
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