Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherTureck, Luciane Viater, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorPaulo, Bruna Regeta dept_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T14:25:09Z
dc.date.available2023-11-17T14:25:09Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84907
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Luciane Viater Tureckpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve como objetivo primordial a criação de uma proposta lúdica para o tema de herança multifatorial e se justifica pelo impacto positivo de jogos na aprendizagem, visto que disciplina de genética é extremamente complexa e requer muita abstração por parte de estudantes. O conhecimento sobre bases genéticas de características complexas, como os traços da personalidade, permite que os estudantes de psicologia compreendam melhor o comportamento humano, queé considerado multifatorial. Na prática, o comportamento é o conjunto de todas as ações físicas e emoções que estão associadas a um indivíduo ou mesmo a um grupo social. Entretanto, algumas barreiras ainda parecem dificultar o aprendizado dos alunos, como a falta de material didático, o que torna essa proposta fundamental.O trabalho de conclusão de curso teve como público-alvo estudantes do curso superior de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, sediada na cidade de Curitiba/PR. A metodologia foi proposta em duas etapas, sendo a primeira a montagem, distribuição, coleta e análise de um questionário que avaliou o entendimento dos alunos sobre alguns conceitos da disciplina de Genética. A segunda etapa, que é o objetivo principal do trabalho foi a criação de uma proposta didática que facilitasse o entendimento das bases genéticas de uma característica complexa – traços da personalidade. O número total de respondentes foi 14 alunos, dentre os quais 10 possuem dificuldades em entender os conceitos da disciplina de genética. Ademais, nenhum dos respondentes participou, dentro das salas de aula, de atividades lúdicas, porém todos os respondentes gostariam de ter essas atividades como auxiliadoras na construção do conhecimento. Ojogo é um recurso didático que integra teoria e prática, proporcionando mais solidez ao conhecimento. Além disso, abrange uma proposta de ensino interativa que visa a compreensão do mecanismo da Herança multifatorial; interpretação das relações entre gene e ambiente e; diferenciaçãodas cinco principais dimensões da personalidadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleEnsino de genética para psicologia : uma proposta lúdicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples