Ensino de genética para psicologia : uma proposta lúdica
Resumo
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo primordial a criação de uma proposta lúdica para o tema de herança multifatorial e se justifica pelo impacto positivo de jogos na aprendizagem, visto que disciplina de genética é extremamente complexa e requer muita abstração por parte de estudantes. O conhecimento sobre bases genéticas de características complexas, como os traços da personalidade, permite que os estudantes de psicologia compreendam melhor o comportamento humano, queé considerado multifatorial. Na prática, o comportamento é o conjunto de todas as ações físicas e emoções que estão associadas a um indivíduo ou mesmo a um grupo social. Entretanto, algumas barreiras ainda parecem dificultar o aprendizado dos alunos, como a falta de material didático, o que torna essa proposta fundamental.O trabalho de conclusão de curso teve como público-alvo estudantes do curso superior de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, sediada na cidade de Curitiba/PR. A metodologia foi proposta em duas etapas, sendo a primeira a montagem, distribuição, coleta e análise de um questionário que avaliou o entendimento dos alunos sobre alguns conceitos da disciplina de Genética. A segunda etapa, que é o objetivo principal do trabalho foi a criação de uma proposta didática que facilitasse o entendimento das bases genéticas de uma característica complexa – traços da personalidade. O número total de respondentes foi 14 alunos, dentre os quais 10 possuem dificuldades em entender os conceitos da disciplina de genética. Ademais, nenhum dos respondentes participou, dentro das salas de aula, de atividades lúdicas, porém todos os respondentes gostariam de ter essas atividades como auxiliadoras na construção do conhecimento. Ojogo é um recurso didático que integra teoria e prática, proporcionando mais solidez ao conhecimento. Além disso, abrange uma proposta de ensino interativa que visa a compreensão do mecanismo da Herança multifatorial; interpretação das relações entre gene e ambiente e; diferenciaçãodas cinco principais dimensões da personalidade
Collections
- Bacharelado [1169]