• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de genética para psicologia : uma proposta lúdica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_BRUNA_REGETA_MANGER.pdf (1.288Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Paulo, Bruna Regeta de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho teve como objetivo primordial a criação de uma proposta lúdica para o tema de herança multifatorial e se justifica pelo impacto positivo de jogos na aprendizagem, visto que disciplina de genética é extremamente complexa e requer muita abstração por parte de estudantes. O conhecimento sobre bases genéticas de características complexas, como os traços da personalidade, permite que os estudantes de psicologia compreendam melhor o comportamento humano, queé considerado multifatorial. Na prática, o comportamento é o conjunto de todas as ações físicas e emoções que estão associadas a um indivíduo ou mesmo a um grupo social. Entretanto, algumas barreiras ainda parecem dificultar o aprendizado dos alunos, como a falta de material didático, o que torna essa proposta fundamental.O trabalho de conclusão de curso teve como público-alvo estudantes do curso superior de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, sediada na cidade de Curitiba/PR. A metodologia foi proposta em duas etapas, sendo a primeira a montagem, distribuição, coleta e análise de um questionário que avaliou o entendimento dos alunos sobre alguns conceitos da disciplina de Genética. A segunda etapa, que é o objetivo principal do trabalho foi a criação de uma proposta didática que facilitasse o entendimento das bases genéticas de uma característica complexa – traços da personalidade. O número total de respondentes foi 14 alunos, dentre os quais 10 possuem dificuldades em entender os conceitos da disciplina de genética. Ademais, nenhum dos respondentes participou, dentro das salas de aula, de atividades lúdicas, porém todos os respondentes gostariam de ter essas atividades como auxiliadoras na construção do conhecimento. Ojogo é um recurso didático que integra teoria e prática, proporcionando mais solidez ao conhecimento. Além disso, abrange uma proposta de ensino interativa que visa a compreensão do mecanismo da Herança multifatorial; interpretação das relações entre gene e ambiente e; diferenciaçãodas cinco principais dimensões da personalidade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84907
    Collections
    • Bacharelado [1175]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV