• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso do mapeamento espacial e os níveis de fluência em ouvintes aprendizes de Libras como segunda língua : um estudo comparativo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_NATHALIA_CAROLINA_ESTANISLAU.pdf (648.3Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Estanislau, Nathália Carolina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de comparar o uso do mapeamento espacial e os níveis de fluência em ouvintes aprendizes de Libras como L2. Para tanto, parte do aporte teórico de Silva (2018) e adota uma metodologia descritiva para tratar dos dados de seis participantes, sendo 2 de cada nível de ensino (básico, intermediário e avançado) do Núcleo de Ensino de Libras (NEL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os resultados apontam que os participantes no nível básico e intermediário apresentam diferentes dificuldades de uso do mapeamento espacial, o que configura níveis de fluência em A1 e B1. No avançado, os usos dos elementos do mapeamento espacial (associação de pontos no espaço, produção morfossintática e referenciação por meio do corpo) estão em consonância com o nível C1, que é o esperado para essa etapa. O trabalho conclui que para aprendizes do nível básico de Libras como L2, o uso da descrição locativa, da afinidade semântica e da relação contrastiva são difíceis; que no curso intermediário a principal dificuldade identificada entre os aprendizes é o uso dos verbos manuais; quanto ao uso do mapeamento espacial entre os aprendizes do curso avançado de Libras como L2 há dificuldade para realização da referenciação pelo corpo, em especial, a sinalização de conversas e ações de personagens. Por fim, avalia que os descritores de fluência propostos por Silva (2018) se diluem nos níveis de curso, a saber: A1, A2, B1 e B2 (básico e intermediário) e C1 e C2 (avançado)
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84895
    Collections
    • Letras Libras [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV