Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSviech, Aline Yurispt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T10:34:13Z
dc.date.available2023-11-17T10:34:13Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84785
dc.descriptionOrientadora: Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção de História presente no guia de ensino para a escola primária, para Estudos Sociais, publicado e distribuído pelo MEC em 1962, logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 4024/61). Para tanto se realizou a pesquisa sobre a História, enquanto disciplina a partir da criação do Colégio Pedro II em 1838 no Rio de Janeiro, suas alterações e permanências, focalizando o currículo do Ensino Primário. Os estudos demonstraram a forte influência do positivismo para diversos setores da sociedade brasileira, como o político, o filosófico, e o educacional, mais precisamente para o ensino de História, objeto dessa pesquisa. Observou-se também que o ensino de História, que está sempre em diálogo com uma concepção de História, se caracterizou pela presença do pensamento positivista, bem como dos ideais da Escola Nova, a partir da disciplina de Estudos Sociais. A abordagem de História presente nas orientações do MEC é explorada, com base no guia de ensino "Estudos Sociais na Escola Primária", publicado no ano de 1962 sob responsabilidade do Ministério da Educação, para as primeiras séries do ensino primário, utilizado assim como fonte "visível" do código disciplinar, uma maneira de examinar as formas de pensar o ensino e a aprendizagem, pois os manuais e guias didáticos voltados à formação de professores auxiliam no sentido da compreensão dos elementos que compõe a disciplina escolar, com isso, sua análise é fundamental. O guia foi produzido pelo MEC a partir de recursos do Programa de Emergência, para ser distribuído de forma gratuita às "professôras" brasileiras. Nesse período João Goulart era Presidente da República e Darcy Ribeiro Ministro da Educação e Cultura. O material é dividido por capítulos, e cada um deles destinado a um ano escolar. É notável a presença do pensamento positivista nas orientações do guia, como por exemplo em aspectos que envolvem noções de progresso e evolução, de adaptação dos alunos ao meio social em que estão inseridos e a valorização de grandes fatos e heróis nacionais. A partir da análise das instruções foi possível compreender a concepção de História pretendida para a disciplina no ensino primário, no período da promulgação da primeira LDB de 1961pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudos sociais (Primeiro grau) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConcepção de história nos estudos sociais : orientações do MEC para o ensino primário (1962)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples