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dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azrapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.creatorAssumpção, Zeneida Alves dept_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T19:18:53Z
dc.date.available2023-10-19T19:18:53Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84688
dc.descriptionOrientadora : Cristina Azra Barrenecheapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve como objeto suscitar a discussão sobre a radio no espaço escolar e sua contribuição com a questão pedagogica. Além disso, pretendeu levantar alicerces para a construção de um novo espaço de articulação entre comunicação e educação na sala de aula imprescindíveis para a atual sociedade planetária. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa e pelo estudo de caso comparativo. A pesquisa qualitativa visou conhecer a opinião dos sujeitos (professores e alunos) sobre a contribuição da radio para o desenvolvimento da comunicação dos educandos por meio de entrevistas e questionário. O estudo de caso comparativo foi realizado entre duas escolas públicas municipais de Curitiba/PR para verificar a influencia e contribuição da rádio em sua aprendizagem e desenvolvimento social e cultural da programação radiofônica. Para avaliação da produção de textos escritos, tomou-se como referencial o Currículo Básico da Rede Municipal de ensino de Curitiba, Capítulo V, Língua Portuguesa, considerando a estrutura textual, sintaxe, morfologia e apresentação. Para a avaliação da oralidade (fluência verbal), trabalhou-se com a leitura de um texto informativo radiofônico e relato de um fato ou historia do cotidiano do aluno, considerando a objetividade, clareza, uso de elementos de coesão, coerência, conslstencla àl"QLll'l*lël"iÍäÍ|Vä de pontos de vista e adequação ao interlocutor e à situação (altura, tonalidade, timbre, postura e grau de formalidade). Apresentou-se um histórico da Radioeducação brasileira, pressupostos sobre a comunicação e o sociointeracionismo de Vigotski. Na analise dos resultados, procurou-se apontar as diferenças entre os dois grupos estudados (um grupo com experiência em rádio e outro sem experiência).pt_BR
dc.format.extentvii, 71 [152] f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectRadio na educaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e educaçãopt_BR
dc.titleA rádio no espaço escolar : um estudo de caso comparativopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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