• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A rádio no espaço escolar : um estudo de caso comparativo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - ZENEIDA ALVES DE ASSUMPCAO.pdf (29.15Mb)
    Data
    2001
    Autor
    Assumpção, Zeneida Alves de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho teve como objeto suscitar a discussão sobre a radio no espaço escolar e sua contribuição com a questão pedagogica. Além disso, pretendeu levantar alicerces para a construção de um novo espaço de articulação entre comunicação e educação na sala de aula imprescindíveis para a atual sociedade planetária. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa e pelo estudo de caso comparativo. A pesquisa qualitativa visou conhecer a opinião dos sujeitos (professores e alunos) sobre a contribuição da radio para o desenvolvimento da comunicação dos educandos por meio de entrevistas e questionário. O estudo de caso comparativo foi realizado entre duas escolas públicas municipais de Curitiba/PR para verificar a influencia e contribuição da rádio em sua aprendizagem e desenvolvimento social e cultural da programação radiofônica. Para avaliação da produção de textos escritos, tomou-se como referencial o Currículo Básico da Rede Municipal de ensino de Curitiba, Capítulo V, Língua Portuguesa, considerando a estrutura textual, sintaxe, morfologia e apresentação. Para a avaliação da oralidade (fluência verbal), trabalhou-se com a leitura de um texto informativo radiofônico e relato de um fato ou historia do cotidiano do aluno, considerando a objetividade, clareza, uso de elementos de coesão, coerência, conslstencla àl"QLll'l*lël"iÍäÍ|Vä de pontos de vista e adequação ao interlocutor e à situação (altura, tonalidade, timbre, postura e grau de formalidade). Apresentou-se um histórico da Radioeducação brasileira, pressupostos sobre a comunicação e o sociointeracionismo de Vigotski. Na analise dos resultados, procurou-se apontar as diferenças entre os dois grupos estudados (um grupo com experiência em rádio e outro sem experiência).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84688
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV