Divulgação científica e YouTube : as estratégias de linguagem em vídeos de diferentes áreas do conhecimento no canal "Nerdologia"
Resumo
Resumo : Este estudo busca identificar estratégias de divulgação científica usadas no canal Nerdologia, do Youtube. Essa busca foi embasada por conceitos relacionados à divulgação científica, com destaque para os autores Bueno (2012) e Epstein (2010); à cultura nerd, com destaque para Soares (2019); e ao Youtube, com enfoque em Reale e Martyniuk (2018). Para a pesquisa, foram selecionados vídeos de três playlists de áreas do conhecimento diferentes – astronomia, biologia e história –, criadas pelo próprio Nerdologia, publicados anteriormente ao dia 30 de outubro de 2022. Foram selecionados cinco vídeos de cada playlist para a realização de uma leitura flutuante, que posteriormente, na etapa de seleção para a análise, foi reduzida para um vídeo de cada playlist. A análise quantitativa e qualitativa realizada permitiu elucidar aspectos de linguagem e imagéticos, além de traçar similaridades e diferenças entre os vídeos das diferentes playlists. O trabalho também contempla uma breve discussão acerca do papel do divulgador científico, a partir da figura do ex-apresentador do canal Nerdologia, Atila Iamarino
Collections
- Jornalismo [421]