Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.creatorOliveira, Telma Cristina Guimarães dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T21:10:47Z
dc.date.available2023-09-04T21:10:47Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84271
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma aula inédita e sua fundamentação. Para realização da aula inédita utilizou-se como referência o Trabalho de Conclusão de Curso do autor David Leonardo da Silva (2013), onde o autor realiza uma identificação e categorização da produção acadêmica acerca do uso de jogos nas aulas de matemática do ensino médio nos Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM. Diante da importância da aplicação dos jogos no ambiente de ensino, em específico na disciplina de matemática, optou-se por realizar uma aula com base no jogo "Corrida das potências", pois, é uma forma de abordar o conteúdo de potencias com bastante descontração. O tipo escolhido para realização do trabalho foi a Aula fundamentada, tendo em vista que não trabalho na docência e não ser possível a aplicação prática da aula. O maior desafio para a realização da aula foi à escolha do formato, pois inicialmente entendeu-se que só poderia ser uma aula em que nunca havia sido aplicada antes, mas depois esta má interpretação foi resolvida e verificou-se a definição do material onde aponta que "a aula inédita significa uma aula que você nunca aplicou antes", diante disso escolheu-se o jogo "Corrida das Potências" por ser algo desafiador e que pode despertar o interesse dos alunos. Outra referência utilizada na construção da aula foi o trabalho dos autores Madruga e Silva (2016) que apresentam o tabuleiro de uma forma mais legível e de fácil compreensão. Na realização do jogo os alunos irão fazer cálculos das potencias de vários números, desenvolvendo a rapidez no raciocínio e a familiarização com a potenciação dos números. Além disso, conforme Madruga e Silva (2016) "os jogos lúdicos não desenvolvem apenas a aprendizagem social, moral e cognitiva, mas proporciona também a prática da autonomia política e emocional". Madruga e Silva (2016) apontaram como objetivos, desenvolver o cálculo mental dos alunos, com a substituição dos valores numéricos em expressões com potências de números inteiros, além de compreender as potências como número inteiro positivo como produto frequente de fatores iguais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work aims to present an unprecedented class and its rationale. To carry out the unprecedented class, the Course Completion Work by the author David Leonardo da Silva (2013) was used as a reference, where the author performs an identification and categorization of the academic production about the use of games in high school mathematics classes in the National Meetings of Mathematics Education - ENEM. In view of the importance of applying games in the teaching environment, specifically in the mathematics discipline, it was decided to hold a class based on the game "Corrida das potencies", as it is a way of approaching the content of potentials with a lot of relaxation . The type chosen to carry out the work was the Reasoned Class, considering that I do not work in teaching and it is not possible to apply the class in practice. The biggest challenge for holding the class was choosing the format, as initially it was understood that it could only be a class that had never been applied before, but later this misinterpretation was resolved and the definition of the material where it points was verified, that "an unprecedented class means a class that you have never applied before", in view of this, the game "Corrida das Poderencias" was chosen because it is something challenging and that can arouse the interest of the students. Another reference used in the construction of the class was the work of the authors Madruga and Silva (2016) who present the board in a more readable and easy-to-understand way. In carrying out the game, students will calculate the powers of various numbers, developing speed in reasoning and familiarization with the power of numbers. In addition, according to Madruga and Silva (2016) "playful games not only develop social, moral and cognitive learning, but also provide the practice of political and emotional autonomy". Madruga and Silva (2016) pointed out as objectives, to develop students' mental calculation, with the substitution of numerical values in expressions with powers of integers, in addition to understanding powers as a positive integer as a frequent product of equal factors.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos em educação matematicapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleAula inédita fundamentada sobre o jogo "corrida das potênciaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples