• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aula inédita fundamentada sobre o jogo "corrida das potências

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TELMA CRISTINA GUIMARAES DE OLIVEIRA.pdf (6.041Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Oliveira, Telma Cristina Guimarães de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma aula inédita e sua fundamentação. Para realização da aula inédita utilizou-se como referência o Trabalho de Conclusão de Curso do autor David Leonardo da Silva (2013), onde o autor realiza uma identificação e categorização da produção acadêmica acerca do uso de jogos nas aulas de matemática do ensino médio nos Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM. Diante da importância da aplicação dos jogos no ambiente de ensino, em específico na disciplina de matemática, optou-se por realizar uma aula com base no jogo "Corrida das potências", pois, é uma forma de abordar o conteúdo de potencias com bastante descontração. O tipo escolhido para realização do trabalho foi a Aula fundamentada, tendo em vista que não trabalho na docência e não ser possível a aplicação prática da aula. O maior desafio para a realização da aula foi à escolha do formato, pois inicialmente entendeu-se que só poderia ser uma aula em que nunca havia sido aplicada antes, mas depois esta má interpretação foi resolvida e verificou-se a definição do material onde aponta que "a aula inédita significa uma aula que você nunca aplicou antes", diante disso escolheu-se o jogo "Corrida das Potências" por ser algo desafiador e que pode despertar o interesse dos alunos. Outra referência utilizada na construção da aula foi o trabalho dos autores Madruga e Silva (2016) que apresentam o tabuleiro de uma forma mais legível e de fácil compreensão. Na realização do jogo os alunos irão fazer cálculos das potencias de vários números, desenvolvendo a rapidez no raciocínio e a familiarização com a potenciação dos números. Além disso, conforme Madruga e Silva (2016) "os jogos lúdicos não desenvolvem apenas a aprendizagem social, moral e cognitiva, mas proporciona também a prática da autonomia política e emocional". Madruga e Silva (2016) apontaram como objetivos, desenvolver o cálculo mental dos alunos, com a substituição dos valores numéricos em expressões com potências de números inteiros, além de compreender as potências como número inteiro positivo como produto frequente de fatores iguais.
     
    Abstract: The work aims to present an unprecedented class and its rationale. To carry out the unprecedented class, the Course Completion Work by the author David Leonardo da Silva (2013) was used as a reference, where the author performs an identification and categorization of the academic production about the use of games in high school mathematics classes in the National Meetings of Mathematics Education - ENEM. In view of the importance of applying games in the teaching environment, specifically in the mathematics discipline, it was decided to hold a class based on the game "Corrida das potencies", as it is a way of approaching the content of potentials with a lot of relaxation . The type chosen to carry out the work was the Reasoned Class, considering that I do not work in teaching and it is not possible to apply the class in practice. The biggest challenge for holding the class was choosing the format, as initially it was understood that it could only be a class that had never been applied before, but later this misinterpretation was resolved and the definition of the material where it points was verified, that "an unprecedented class means a class that you have never applied before", in view of this, the game "Corrida das Poderencias" was chosen because it is something challenging and that can arouse the interest of the students. Another reference used in the construction of the class was the work of the authors Madruga and Silva (2016) who present the board in a more readable and easy-to-understand way. In carrying out the game, students will calculate the powers of various numbers, developing speed in reasoning and familiarization with the power of numbers. In addition, according to Madruga and Silva (2016) "playful games not only develop social, moral and cognitive learning, but also provide the practice of political and emotional autonomy". Madruga and Silva (2016) pointed out as objectives, to develop students' mental calculation, with the substitution of numerical values in expressions with powers of integers, in addition to understanding powers as a positive integer as a frequent product of equal factors.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84271
    Collections
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio [13]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV